02 agosto 2010

MALCATA: BANDA DA BENDADA ANIMA A FESTA

Banda Filarmónica da Bendada
 No próximo domingo a banda filarmónica da Sociedade Filarmónica Bendadense, mais conhecida pela Banda da Bendada, vai abrilhantar a festa da aldeia de Malcata. Lembro que este ano a banda está a comemorar 140 anos de vida. Desde 1870 que esta banda anima festas, feiras, touradas e muitas actividades de animação musical para onde são requisitados. É a única banda no concelho do Sabugal, daí o Presidente da Câmara a ter chamado de "pérola" do concelho.





A Banda Filarmónica foi fundada em 1870, por António Nunes da Fonseca Faria, primeiro professor primário da Bendada. Inicialmente a Banda dava mais importância à música vocal, porém em 1881 conseguiu o seu primeiro instrumental, convertendo-se num agrupamento exclusivamente constituído por instrumentos de sopro e de percussão.
Rui Chamusco e Luís Andrade(maestro da banda)



A sua existência é muito valorizada por todos os locais e foi nesse sentido, de prestar tributo à banda filarmónica do concelho, que a Câmara Municipal do Sabugal programou um concerto que se realizou no dia 5 de Junho de 2010, no Auditório Municipal, onde também marcou presença o Grupo de Cantares do Sabugal, dirigido pelo nosso conterrâneo Rui Chamusco.
Elementos da Banda da Bendada na Serra da Malcata 
Já  não têm conta as vezes que esta banda filarmónica veio a Malcata. Este ano regressa para animar o dia principal das festas de Verão. Daí a que já exista um certo carinho e empatia entre algumas pessoas de Malcata e os elementos desta banda. Os 140 anos de vida estão a ser comemorados ao longo do ano. Está já marcado para o próximo dia 11 de Agosto mais um evento a celebrar esta efeméride. Eis o programa:

Actualmente, a banda tem um projecto para construir uma Casa da Música, sonho que demora a ser concretizado, mas nos últimos tempos o interesse da Câmara Municipal tem vindo a ser maior.Mas mesmo sem a Casa da Música aberta, os ensaios continuam e o trabalho não lhes tem faltado.
Malcata tem que se sentir orgulhosa por receber a Banda da Sociedade Bendadense, que comemora 140 anos de vida. Não ficava nada mal que fosse homenageada, talvez os mordomos tenham ideias para durante o domingo da festa marcar as festas de Malcata e a vida da Sociedade Filarmónica Bendadense.Sugiro que alguém converse com o Rui Chamusco, homem ligado à música e que conhece bem a banda.Parabéns para todos os elementos da Banda da Bendada.


Sem comentários: