26 agosto 2010

SELF PREVENTION ABRANGE MALCATA

"Self Prevention"

A AECT-Duero Douro, Associação(Agrupamento) Europeia de Cooperação Territorial, da que a freguesia de Malcata faz parte, apresentou no Governo Civil da Guarda, no passado dia 24 de Agosto, o projecto "Self Prevention".
Estamos perante um projecto, uma ideia que foi pensada e depois de explorada foi agora apresentada na cidade da Guarda e testemunhada pelos Governadores civis de Bragança e da Guarda. Esteve também representado o Governo de Espanha e outras pessoas ligadas à política autárquica.
    A ideia é simples: reintrodução de cabras nas zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca. Querem já começar no próximo ano a distribuir os animais.
   Os promotores do projecto dizem que as pessoas das zonas rurais da raia têm duas formas de pa1rticiparem activamente: criação de rebanos e cedência de terra para pastagens. Ao participarem convertem-se em sócios da empresa que gere o projecto e traduz-se em:
                                                    - 1 cabra  =   1 acção
                                                    - 1 hectare=   3 acções
   Essa empresa, de capital público e privado, contará com uma moderna infra-estrutura de apoio para assegurar a viabilidade económica do projecto:
                           - 60 rebanhos de +- 2.000 cabras
                 - 12 queijarias                 
- Central de comercialização
-15 lojas
-2 matadouros
-Plataforma logística de transporte e distribuição
- Serviços silvo-pastorícios
- Serviços indirectos ligados ao turismo

   A reintrodução de 150.000 cabeças de gado caprino incluirá a introdução de animais de raças autoctones, algumas delas em perigo de extinção. Está neste caso, a raça autóctone de cabras da serra da Malcata, existindo actualmente alguns exemplares na aldeia que desta forma poderão permitir a continuação da sua existência. Em Agosto tive a oportunidade de fotografar três exemplares:


Raça autóctone da Serra da Malcata

MAPA DAS EXPLORAÇÕES DO PROJECTO
"SELF PREVENTION"

AECT-Duero Douro

Self Prevention Beira Interior Norte
PS.: Clicar com o rato em cima da foto para ver melhor.

O projecto foi apresentado. A ideia é interessante e tem o apoio do Governo de Espanha e de Portugal. Também está dependente da atribuição de subsídios da UE. Dizem que vai criar a oportunidade de mais de quinhentos postos de trabalho, entre os quais estão os pastores. Consultei o site da AECT e não consegui ver como se procuram as várias oportunidades de trabalho. Era bom que essa informação estivesse mais acessível, mais clara, pois  vai com certeza aparecer gente interessada em trabalhar.
Nota: Este texto está baseado no dossier de imprensa que a AECT disponibiliza na internet.

Sem comentários: