12.6.08

SERRA DA MALCATA ESTÁ PREPARADA PARA RECEBER O LINCE IBÉRICO?

Serra da Malcata
O Centro de Reprodução do Lince Ibérico deverá estar pronto em Dezembro e vai servir de ‘maternidade’ para a Serra da Malcata.
O lince ibérico vai regressar ao Algarve no início do próximo ano.No passado dia 6 de Junho foi apresentada a 'casa' que vai albergar o lince ibérico que está a ser construída num espaço de 150 hectares na Herdade das Santinhas, no concelho de Silves.
O centro reprodutor vai ter a capacidade para receber 16 linces em Janeiro de 2009, mas apenas seis virão do Parque Donaña, instituição espanhola que alberga os últimos linces em cativeiro. Após a reprodução no novo centro, os felinos serão transportados para a Reserva Natural da Serra da Malcata, de modo a serem libertados no seu habitat natural.

Serra da Malcata
A apresentação contou com a presença do ministro do Ambiente, Nunes Correia, que considerou ser um dos maiores investimentos efectuados em Portugal nos últimos anos em termos de política ambiental.
"É um dos maiores e mais importantes investimentos dos últimos anos", confessou o governante, que atendeu à cerimónia para, simbolicamente, lançar a primeira pedra do centro reprodutor, que faz parte de uma das medidas compensatórias impostas pela União Europeia para a construção da Barragem de Odelouca.
"Muitas palavras foram ditas, mas este é o primeiro acto concreto para salvar uma das espécies em risco da Península Ibérica", sublinhou o ministro, acrescentando que "o lince é uma questão emblemática que se discute há mais de 30 anos".
O ministro do Ambiente classificou de "muito importante" o apoio de Espanha na implementação deste projecto em Portugal, destacando que "sem aquele país, isto não seria possível".
A obra terá um custo de 3.6 milhões de euros e é financiada pela Águas do Algarve, em colaboração com o Programa Operacional do Ambiente, e está adjudicada à empresa de construções H. Hagen, S.A.


OA/Lusa

Sem comentários: