16.6.08

OS MOLEIROS DE MALCATA

Moinho recuperado



Ver a mó a moer


Visita ao moinho



Vídeo Beira TV




Ainda me lembro dos tempos em que o Ti Quim Nita( pai do Joaquim António, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Malcata) carregava o burro com as sacas de "pão"(centeio ou trigo) e as levava para o moinho. Uns dias depois, uns dias depois, via o burro chegar ao Carvalhão (lugar onde ainda vivem os meus pais e o Ti Quim) com as talegas cheias de farinha.
Em Malcata havia mais moinhos e também mais moleiros. Hoje, jazem todos afogados nas águas da albufeira da Barragem do Sabugal. Nada nem ninguém impediu o seu desaparecimento. Quem os conheceu e quem deles viveu, só restam as memórias dessas autênticas e genuínas moagens.
Em boa hora( talvez não a melhor opção de localização porque a água é pouca) a Junta de Freguesia construiu um novo moinho para não apagar de vez essas vivências e riquezas que outrora contribuiram para o desenvolvimento da nossa aldeia.
"Moinhos da Baságueda-Comunidades Rurais: Saberes e Afectos"é o título de um livro da autoria de Lopes Marcelo. Este amante dos moinhos decidiu salvar parte deste património e recuperou um moinho, na esperança de que as autoridades competentes e outros proprietários lhe seguissem o exemplo, preservando esta arte secular.
José Martins, desde os 36 anos de idade que não se cansa de olhar para as mós a rodar e com essas voltas e voltas a transformar o grão em farinha.
O vídeo que acompanha esta postagem foi produzido pela BeiraTv e é um documento com muita importância e actualidade. Disfrutem e reflictam sobre este tema e talvez ajude a no futuro as pessoas lutarem pelo seu património, pelas suas raizes e quem sabe até pelo seu próprio bem-estar presente e futuro.

1 comentário:

Unknown disse...

João, e quando nós jogavamos à bola na estrada (isto porque o ti João Filipe nos expulsava da corela) e tinhamos que parar o jogo para passar o burro carregado com as sacas de farinha? Do Ti Firmino,Ti Quim, etc.Belo trabalho parabens.