19.6.08

ESTRADA DE MALCATA: TRAÇADO E PISO REMODELADO



As obras da estrada de Malcata estão a chegar ao fim. Em Maio último já senti a diferença e o aumento de conforto ao percorrer os 6 quilómetros que a estrada continua a ter. De facto, o piso de asfalto é muito, mas muito mais macio e deixa-nos a sensação de que o as novas estradas também já chegaram a Malcata. A estrada está mais larga, algumas curvas foram retocadas, outras foram eliminadas e as bermas estão agora prontas a escoar as águas da chuva. A sensação que tive ao experimentar a "nova" estrada é que podiam ter ido ainda mais longe. Há curvas que simplesmente se deslocaram uns metros, mantendo o mesmo corte ( exemplo disto é a curva que se situa antes ou depois do campo de futebol, conforme o sentido em que nos dirigimos. Há outra curva que ainda não entendi o porquê do trabalho que tiveram para ficar mais do mesmo, ou seja, a curva no traçado antigo apenas tinha um mau piso. Ouvi por aí dizerem que ficou assim porque os donos das terras não cederam nos seus direitos de proprietários. Talvez as contrapartidas também não tenham sido bem propostas e a aldeia perdeu a oportunidade de realmente passar a ser servida com uma estrada mais bem desenhada.
Contudo, o que está feito, feito está. A obra arrastou-se durante largos meses. Ainda faltam alguns pormenores no seu acabamento: pintar as faixas de rodagem, colocar os rails de protecção, respectiva sinalização vertical como a lei manda.
Fica um agradecimento ao Presidente da Junta de Freguesia de Malcata pelo empenho que colocou antes e durante a obra e há que salientar que lutou para que Malcata beneficiasse realmente com esta melhoria rodoviária.

Sem comentários: