1.6.08

TURISTAS EM MALCATA


Observem atentamente estas imagens.
Que lhes parece mostrar?
Trata-se de quatro fotografias que retratam o interior de uma casa, apresenta um clima sossegado, acolhedor, com aquecimento na sala, umas escadas que nos levam a um andar mais acima, uma cama e o anoitecer com a serra lá ao longe.

Ora, estas fotografias mostram o interior de uma casa que serve de alojamento aos turistas que escolham passar por Alfandega da Fé. O Município teve uma ideia excelente: transformou as escolas primárias, agora desactivadas, em locais de sonho e descanso para os turistas. "Onde antes havia salas de aulas, há agora quartos ou salas.Nos espaços onde se acotovelavam crianças, podem agora descansar turistas ou visitantes mais ou menos acidentais". in"Notícias Sábado"



Escola Primária de Malcata


Meus caros, aqui está um exemplo de inovação. As escolas primárias do Concelho do Sabugal, nomeadamente a escola primária de Malcata, estão vazias, com as portas e janelas fechadas. A escola primária de Malcata está apenas com uma sala ocupada pela ACDM(Associação Cultural e Desportiva de Malcata) onde tem a sua sede. O edifício tem mais duas salas de aulas vazias. Porque não aproveitar esta ideia de Alfandega da Fé e reconverter o edifício em casa de repouso para turistas? A partir da escola, o turista tem a possibilidade de passear pela aldeia, pela Serra da Malcata e pelas terras da nossa zona( Sortelha, Sabugal, Vilar Maior...)e vir pernoitar na aldeia. O alojamento, tal como o fazem em Alfandega da Fé, devia ser acessível( 50€ por noite, para quatro a seis pessoas...) E se os turistas não decidirem comer "em casa" poderiam contar com serviço de refeições no Bregas Bar, no Café Camões, na Tasca do Manel ou no Café Lince.
Estão a visualizar onde quero chegar?


A casa está construida e se o Plano de Educação do Sabugal for aprovado, em Malcata a escola irá manter-se encerrada. Reconverter o edifício escolar em alojamento turístico seria uma feliz ideia para manter em bom estado a "escola" e ter um local de alojamento turístico sem grandes investimentos. O local onde está construida a escola é fantástico, os espaços exteriores podem reconverter-se num espaço privilegiado para disfrutar da paisagem magnifica da Serra da Malcata e agora também da albufeira da barragem.
Era bom que as entidades responsáveis olhassem ou pelo menos pensassem nesta ideia. É tudo uma questão de querer e sonhar com aquilo que outros já têm como realidade e estão satisfeitos e contentes com os ganhos que estão a receber.

Sem comentários: