1.5.08

SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE VISITA MALCATA

Humberto Rosa deverá apresentar o Plano de Acção Nacional para o Lince.
O secretário de Estado do Ambiente vai estar em Penamacor na próxima sexta-feira, dia 2 de Maio, para uma visita à Reserva Natural da Serra da Malcata. Esta visita de Humberto Rosa acontece depois da polémica com as câmaras municipais de Penamacor e do Sabugal, na sequência da decisão do Governo em instalar o centro de reprodução do lince no Algarve e não nos concelhos onde fica a única área protegida criada em Portugal para proteger o felino. O governante deverá apresentar nesta visita o Plano de Acção Nacional para o Lince Ibérico, apurou o Reconquista junto do Ministério do Ambiente.

O presidente da Câmara Municipal de Penamacor quer aproveitar a visita de Humberto Rosa para sensibilizar o secretário de Estado para o projecto do centro de aclimatação do lince e de um parque temático cuja candidatura deverá ser apresentada até ao último dia do mês de Abril. Apesar de o concelho de Penamacor ter perdido o centro de reprodução, o presidente da Câmara Municipal mostra-se agora mais convicto na importância do centro de aclimatização.

“Muito sinceramente creio que para o município de Penamacor será preferível o centro de aclimatização do lince”, diz Torrão, para quem a atracção turística desta estrutura será “mais elevada que um centro de reprodução, esta é a leitura que eu faço”. Penamacor lançou recentemente uma marca que associa o concelho ao lince, designação que se encontra registada.
Por: José Furtado,in "Jornal Reconquista" de 30-04-2008

Há coisas que não entendo. Uma delas é o facto de Malcata,ou melhor, na aldeia de Malcata. não existir um posto de informação sobre a Reserva Natural da Serra da Malcata. Foi tudo para Penamacor e quem vai a Malcata à procura de informações acerca do que se pode visitar na reserva não há nada para oferecer. Porquê?

Sem comentários: