7.5.08

QUANTOS MILHÕES DE EUROS DO QREN VÃO PARA O SABUGAL?





Albufeira da barragem do Sabugal( Em Malcata )


A Comunidade Urbana das Beiras, a que o Sabugal também pertence, vai receber do QREN 60 milhões de euros. Estes milhões vão apoiar investimentos listados pelos outros membros da Comurbeiras. Entre esses investimentos, apresentados no Plano da Comurbeiras em 2007, estão a criação de um pólo de competitividade agro-industrial, plataformas logísticas, um aeroporto da Beira Interior e diversas acessibilidades. O reforço do turismo na Serra da Estrela, Foz Côa, Douro e rede das Aldeias Históricas constitui outro dos capítulos do plano.
É de louvar o trabalho feito pela Comurbeira. Agora esperamos que os milhões sejam bem aplicados e que todos os municípios que integram a comunidade sejam realmente beneficiados.
Para o Sabugal, estão previstos várias obras:
- Centro de Negócios do Soito;
- Ligação da A23 à fronteira, com uma via estruturante que passará
pelo Sabugal e pelo Soito;
- A revitalização das Termas do Cró;
- Parque de Campismo a instalar nas imediações do Sabugal;
- Ampliação do Parque Industrial;
- Construção de um Parque Temático junto à albufeira da Senhora da Graça.


A Junta de Freguesia de Malcata já está em campo e tem a mão cheia de projectos também à espera de uns "euritos" e a aldeia bem necessita desses investimentos.





Outro dos projectos a ser realizado é um percurso pedestre, com placas explicativas durante o caminho e permitir uma ligação da serra da Malcata à barragem.Aqui a Junta de Freguesia vai contar com o apoio da Reserva Natural da Serra da Malcata.
Com Qren ou sem Qren estes projectos vão avançar.



O QREN se chegar para as obras na freguesia de Malcata tenho a certeza de que será bem gerido e aplicado. Claro que a Junta de Freguesia anseia pela execução destes projectos e todos sabemos que a freguesia tem poucas receitas e saco azul não existe. Se Malcata tem projecto para um Parque de Campismo, com projecto já entregue na Câmara, está bem colocada para que o QREN aprove e comparticipe. Estes projectos, grandes para a aldeia e pequenos para uma junta de freguesia alfacinha, também merecem ser acarinhados e ajudados. Nestes últimos anos, a aldeia de Malcata foi ceifada de muitos lados. Primeiro foi a Reserva Natural, veio a barragem e agora são as torres eólicas. Todos mexem nas terras dos malcatenses e compensações poucas ou nenhumas. A Junta de Freguesia de Malcata nunca baixou os braços e quem sabe se fosse ainda mais "reinvidicativa" dos seus legítimos direitos tivesse obtido compensações por tudo o que passou nestes últimos anos. Em boa hora a Junta avançou com estes projectos. Todos queremos que se tornem realidade.

Sem comentários: