2.5.08

ALDEIA DE MALCATA MERECE TER UMA DAS PORTAS DE ENTRADA PARA O CENTRO DE REINTRODUÇÃO EXPERIMENTAL DO LINCE IBÉRICO

Algum malcatense viu na aldeia este senhor? Os jornais e as televisões anunciaram que hoje, 2 de Maio de 2008, este senhor está no Sabugal e em Penamacor a anunciar o que chama de Plano de Acção para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal.
O nome do plano é grande...e o Plano que andou em discussão até 5 do passado mês de Dezembro de 2007, apenas tem 13 páginas. Já o li e não passa de mais um plano como tantos outros que já se fizeram para salvar aquilo que já não existe. O Lince Ibérico escafedeu-se da Serra da Malcata. Foi viver para terras espanholas, quem sabe se nuestros hermanos lhe terão facilitado a vida oferecendo-lhe melhores condições para viver e procriar. Por cá, estuda-se, planeia-se, publica-se papelada para alguns darem sugestões e "acção" nenhuma mesmo. Quem ler o documento do Plano de Acção para a Conservação do lince vai reparar que o plano é, dizem os autores, prioritário e com um calendário de execução até 2012, conta com os proprietários e mais uma série de parceiros. E depois de 2012?Bem, resta-nos a informação de que o "Plano de Acção será actualizado em cada 5 anos, com base na evolução do estado de conhecimentos relativos à espécie, particularmente ao nível das alterações temporais de distribuição e efectivos, evolução do programa de reprodução em cativeiro e reintrodução."

E onde vai ser construido o Centro de Reintrodução Experimental?
O Plano define as seguintes acções:
"-Identificação do local de instalação de um cercado de reintrodução experimental;"
- Projecto e construção do cercado de reintrodução experimental.
Prioridade: Média
Calendário: A defenir
Parceiros: Proprietários/Gestores dos terrenos, Unidades de Investigação
Financiamento: FEDER(Programas operacionais regionais); sector privado.

Ou seja, ninguém sabe onde e quando vai ser construido o Centro de Reintrodução Experimental! Melhor dizendo, os políticos dizem que é na Reserva da Serra da Malcata. Os políticos de Penamacor também já falaram da importância da criação desse centro na Malcata. Agora a definição concreta do local, dos seus acessos para futuras visitas pelos curiosos e interessados pela espécie em causa...está no segredo dos deuses.
Para mim, esse Centro de Reintrodução Experimental devia ter uma das suas "portas" de entrada pela aldeia de Malcata. Ao menos que os políticos do Sabugal se lembrem que Malcata, para além de ser Reserva Natural, é também uma aldeia inserida nessa Reserva e como parceira legítima,também tem direito a beneficiar dos Planos de Acção que o Governo elabora para a Serra da Malcata. Os de Penamacor já têm a sede da Reserva, agora Malcata tem direito a transformar-se numa das importantes portas de entrada na Reserva Natural da Serra da Malcata.
José Nunes Martins, natural de Malcata

Sem comentários: