13.11.22

MALCATA: CULTURA E DESPORTO NUMA ALDEIA

 

ACDM-Amar o desporto e a cultura

   Hoje, 13 de Novembro de 2022, a Associação Cultural e Desportiva de Malcata, reúne os seus associados para dois eventos: a Assembleia Geral marcada para o princípio da tarde e o magusto após a realização da dita reunião.
   Como sabem estou a viver fora da aldeia há muitos anos. E sempre que posso, vou uns dias até à aldeia onde nasci e cresci durante a minha infância.
   Como malcatenho, mesmo não vivendo na aldeia, tenho feito um esforço para seguir as actividades, mesmo que à distância, que a associação vai realizando e tenho a dizer-vos que não é tarefa fácil, não é mesmo! Desde 2017 que a informação vinda da ACDM é muito escassa e sem interesse relevante. A começar pela internet,
as direcções que se seguiram abandonaram e meteram na gaveta todo o trabalho das direcções anteriores. O blog da associação terminou abruptamente. Consultem este link e retirem as vossas conclusões:   http://acdmalcata.blogspot.com/2014/.
   Nunca ninguém veio explicar as razões deste abandono. Algum dos sócios da associação tem conhecimento dos motivos do sucedido? A desculpa e única que podem vir apresentar aos sócios pode ser o de terem uma página no Facebook. A mim essa justificação vale zero. Visitem essa página e não se admirem de encontrar nela uma espécie de “suplemento” da página da Câmara Municipal do Sabugal. E se consultarem o arquivo daquilo que foi publicado no tal blog, lá vão encontrar boa e muita informação.
   Estes três últimos anos toda a gente passou por dificuldades, problemas de saúde, situações aflitivas no seio familiar, restrições nas actividades da associação. A vida deu um trambolhão do caraças e ainda estamos a sair do susto.
   A ACDM, felizmente, continua de portas abertas. E isso devemos de agradecer aos dirigentes que conseguiram continuar a história desta instituição. Esse louvor não o podemos esquecer e deve ser lembrado.
   Também não posso passar uma esponja pelo passado, nem pelo presente da associação. Muita água passou por baixo da ponte de Malcata e encheu a barragem da Meimoa. Muitos lamentos, alguns protestos e um boicote eleitoral, algumas chatices de contraordenações, mas a associação continua viva. Até quando? O desporto desapareceu completamente ou resta apenas os jogos das cartas e solteiros contra casados. A secção de atletismo esfumou-se e os jovens atletas têm as sapatilhas e calções a cheirar a mofo, ainda dentro do saco onde as transportavam quando os pais os levavam até às pistas das provas. Levaram o nome Malcata por este nosso distrito e concelho, nunca foram capazes de pedir esmola ao povo, eles corriam e praticavam desporto por gosto, por serem da ACDM e eram tão bons a correr como os da A.A.G, os de Penafiel, os do Benfica de Castelo Branco ou do FCP. Tudo esmoreceu e desapareceu, restam os troféus e as mazelas. Será que a ACDM continua a ser parceira da Associação de Atletismo da Guarda? Estes são factos que aconteceram e que me deixaram muito triste ver uma associação que impulsionava o desporto na freguesia, no concelho, desapareceu assim, sem mais…mas será que os sócios têm total consciência do que aconteceu? Já disse que graças aos actuais dirigentes, a associação mantém as portas abertas. Algumas coisas terão feito de bom e a ACDM não morreu, mas penso estar há demasiado tempo em coma induzido pelos seus responsáveis. Os sócios, a sua maioria, não querem saber destas coisas e para acreditar que tudo está bem, basta um convite para uma tarde de cartas, um magusto e lanche ajantarado, com umas minis e umas conversas, encostados ao bar da associação pensam que o resto não lhes diz respeito, nem a falta de caixa registadora no bar e nas actividades que vão acontecendo ao longo do ano. O cofre, mesmo em tamanho pequeno, nunca faltou.
   E neste momento, que estão muitos sócios reunidos na assembleia geral e que a seguir vão às castanhas assadas, estão no mesmo pé de tratamento aos que não são sócios, pior digo eu, pois os sócios que pagam as suas quotas, têm as mesmas regalias que qualquer outro convidado, visitante, amigo, isto é, ser sócio da ACDM só acarreta despesa!
   Para terminar, deixo-vos com mais este pensamento para reflectir: a associação é de todos os sócios e para todos os sócios, por isso tem o nome de Associação Cultural e Desportiva. Não é um clube de baile, ou um salão de jogos. Defendam a vossa cultura, as vossas tradições, o vosso património, os vossos recursos naturais e nunca se esqueçam do desporto.
                                  José Nunes Martins
  
  

  
  
  

 

Sem comentários: