14.1.22

CANTAR AS JANEIRAS

 

                                                                     Cantar as janeiras

   

   Durante o mês de Janeiro, na nossa aldeia, era costume cantar as Janeiras. Tal como em muitas outras terras do nosso país, cantar era uma das formas conhecidas de dar as boas-vindas às famílias que viviam na freguesia. Uma tradição popular com muitos anos de história, que como outras tradições populares estão a esquecer-se e tendem a desaparecer para sempre.
   E esta tradição de cantar as janeiras, vai para lá da música e das canções. E a espontaneidade com que se formavam os grupos de cantores e tocadores, era mais profundo e mais sério que aos nossos olhos nos parece. A simplicidade e a humildade, a franqueza com que as pessoas conviviam e se agrupavam faziam as coisas acontecer.
   Por isso era muito fácil formar um grupo de pessoas para cantar as janeiras e percorrer as ruas da aldeia. Marcavam o dia, hora e local para se juntar e cada um trazia alguma coisa que fizesse algum ritmo e barulho controlado. Uns traziam concertinas, outros a guitarra, a pandeireta, os ferrinhos e claro havia sempre um tambor.
Daquele lugar combinado saíam a cantar e a tocar cantigas populares e agradáveis ao ouvido de toda a gente. O grupo percorria as ruas da freguesia e iam de porta-em-porta dar as boas-festas espalhando alegria e boa disposição. Só esperavam que alguém da casa viesse ter com o grupo e lhes oferecesse comer e beber, eles em troca cantavam, depois continuavam para a próxima casa.
   É uma daquelas tradições populares que mesmo sendo populares, está condenada a desaparecer. Está difícil criar interesse nas pessoas para se juntar e simplesmente alegrar e sempre com o cuidado e o respeito pelos sentimentos das famílias, por exemplo, respeitando sempre os períodos de luto.
   No íntimo de muitos de nós guardamos estas lembranças e sabemos que hoje o mundo e as tradições já não se celebram como noutros tempos. Lembram-se com alguma saudade e nostalgia de ver o grupo de sócios da ACDM que todos os anos alegravam as janeiras? 
   As instituições e cada um de nós é parte da nossa cultura e da nossa freguesia. Os malcatenhos, independentemente do lugar onde vivam ou trabalhem, são malcatenhos e é a nós todos que nos cabe manter e divulgar o verdadeiro espírito que é ser malcatenho.
   Cantar as janeiras e organizar outras tradições é aprender a alimentar a criatividade, a espontaneidade e o respeito pelo legado  dos nossos antepassados e fazermos nós a mesma passagem aos vindouros, para assim a nossa história não terminar.
  

                           José Nunes Martins

Sem comentários: