24.1.22

QUAL O PLANO E ORÇAMENTO PARA 2022 DA FREGUESIA DE MALCATA?

 

Salão da Junta de Freguesia de Malcata
em dia de Assembleia Municipal

   A última sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Malcata foi convocada nos finais do ano de 2021, para o dia 21 de Dezembro. O Edital da convocatória, cumprindo os termos da lei, continha dois pontos, cujos temas devem ser apresentados, discutidos e votados e são estes:
                                                    “Ordem do dia
Ponto 1 – Discussão e votação do Plano e do Orçamento para o ano de 2022;
Ponto 2 - Discussão e votação do Regimento da Assembleia de Freguesia “
  
Com pena minha não me foi possível assistir a esta sessão da Assembleia de Freguesia. Trinta dias depois, apesar dos alertas que fiz e o pedido para divulgar o que este órgão deliberativo aprovou ou não, no que respeita a estes dois importantes pontos da agenda de trabalhos, continuo eu e talvez muitos malcatenhos, sem saber informações sobre Plano e Orçamento para o ano de 2022.

   E sinceramente, não entendo o desinteresse dos malcatenhos no que diz respeito às reuniões da Assembleia de Freguesia. Quem vive a maior parte do ano na freguesia tem o direito de assistir às sessões da Assembleia de Freguesia e no espaço dedicado à intervenção do público, expor as suas dúvidas, fazer as perguntas e ouvir as respostas. É nestas reuniões que o cidadão tem a oportunidade de participar, de ser esclarecido ou esclarecer se for o caso.
   Assistir ao vivo às discussões e aos argumentos dos vários membros da Assembleia de Freguesia, como é esta reunião, a última de 2021, cujo Plano e Orçamento é votado e é com ele que se vai governar a nossa freguesia durante o ano de 2022, o dinheiro que se vai gastar e como, o dinheiro que se vai ganhar e para que fim, ou seja, são discutidas matérias importantíssimas para o presente e o futuro da freguesia. E aproveitar estas oportunidades para participar, é estar a fazer a parte que cabe a cada um dos cidadãos, a cada um dos malcatenhos. Não vos importa saber as obras propostas para o ano 2022? E não é importante saber como está a decorrer a instalação do rebanho das cabras? Não se importam por saber o que vão fazer quanto à água da barragem e a que vai para as casas? Quantas vezes abriram a página na internet que a nossa junta de freguesia diz ser uma janela aberta para o mundo, mas o que encontram já era?
   Façam parte do progresso e do desenvolvimento de Malcata. Eu que não vivo sempre na freguesia, estou a fazer a minha parte e continuarei este trabalho. Porque gosto da aldeia onde nasci e desejo sempre o melhor para todos. A nossa freguesia só pode melhorar com a participação dos próprios fregueses. E a Assembleia de Freguesia é um dos locais próprios para debater o dia-a-dia e o futuro da nossa terra. E mais uma vez deixo a pergunta: que Plano e que Orçamento, para o ano de 2022, foi aprovado na Assembleia de Freguesia de Malcata realizada em 21 de Dezembro de 2021? 
                                                   

                                                         José Nunes Martins
  



 

Sem comentários: