17.1.22

AS NOSSAS ESCOLHAS

 


   Os contentores do lixo que se encontram na Praça do Rossio não são nenhuma coisa do outro mundo e se ali estão, é porque os malcatenhos escolheram que ali ficavam bem, era ali que havia espaço para os dois contentores e ainda hoje lá continuam. Ou seja, continuam a dizer que ali, naquele sítio da Praça do Rossio, é que eles ficam mesmo bem!
  A verdade é que os malcatenhos recuperaram o forno comunitário e o piso do largo do Rossio. E também não obrigaram ninguém a fazer estas obras. O mesmo aconteceu com a pintura das casas que os malcatenhos ofereceram às comissões das festas. Foi uma escolha de pessoas de Malcata, malcatenhos como eu e outros.
  Claro que são as escolhas e se ninguém diz nada, tudo está bem.
  É assim na nossa aldeia, as coisas estão como estão porque escolhem deixá-las assim como estão. Mas se quisessem, podiam estar de outra maneira, podiam ser retirados dali os contentores do lixo. Mas não é isso que querem, pois não? Como não é isso que querem, os contentores vão lá continuar a dar uma imagem da que eu não gosto de ver. Por isso, os malcatenhos têm aquilo que escolhem ter, ser e mostrar a quem visita a aldeia. Lixo na Praça do Rossio? Qual é o mal? Sempre lá houve contentores do lixo, se não estiverem lá, para onde os vão levar?
  Por mim, se fosse eu a escolher, digo a todos que amanhã mesmo os tirava daquele lugar! Afinal, a escolha é dos que moram na aldeia, vos ficar na minha do contra, não escolhia esta localização dos contentores do lixo e na Praça do Rossio é que não continuavam.
  Mas, como não me deixam escolher...ficam com a vossa razão!

 

Sem comentários: