25 outubro 2014

MAIS 6 TORRES EÓLICAS EM MALCATA



 Eólicas em Malcata


CONSULTA PÚBLICA ESTÁ A DECORRER DE 10 A 30 DE OUTUBRO DE 2014

http://www.cm-sabugal.pt/index.php/noticias/503-consulta-publica-sobreequipamento-do-parque-eolico-de-penamacor-3b-aia-2698

ATÉ AO DIA 30 DE OUTUBRO ESTÁ A DECORRER A CONSULTA PÚBLICA SOBRE O RELATÓRIO DE CONFORMIDADE AMBIENTAL DO PROJECTO DE EXECUÇÃO RELATIVO AO SOBREQUIPAMENTO DO PARQUE EÓLICO DE PENAMACOR 3B.
( Diz respeito aos 6 novos aerogeradores ( torres eólicas ) que a Lestenergia pretende instalar em Malcata).
Todas as opiniões e sugestões apresentadas por escrito serão consideradas e apreciadas.

ATENÇÃO:
As 61 assinaturas que em tempos se manifestaram contra esta obra e cujas assinaturas foram enviadas num documento que a Junta de Freguesia de Malcata anexou, a Comissão de Acompanhamento concluiu que "não se identificaram impactos negativos e não minimizáveis possíveis de inviabilizar o projecto":


 Resultado das assinaturas que se manifestaram contra o projecto


Consultar aqui mais informação:
http://www.apambiente.pt/

TÊM ATÉ 31 DE OUTUBRO PARA CONSULTAR OS DOCUMENTOS SOBRE A INSTALAÇÃO DAS NOVAS TORRES EÓLICAS ( 6 ) QUE PRETENDEM INSTALAR EM MALCATA.
Os proprietários dos terrenos informem-se sobre os contratos, os preços e tenham atenção que se no terreno instalarem, para além da torre, uma "cabine" e/ou linha eléctrica há direito a receber mais dinheiro.
Um senhor de Sortelha disse estas palavras acerca de eólicas:
"Todas as eólicas que estão neste momento no concelho do Sabugal,
no concelho de Belmonte e uma parte da Guarda, são terrenos que eu 
aluguei a proprietários por 30 anos"

6 comentários:

Anónimo disse...

tudo isso já é do conhecimento de muitos malcatanhos, inclusivé de alguns que assinaram o abaixo assinado. Só não se sabe, se para além dos que arrendaram as terrras, Malcata irá beneficiar alguma coisa com tudo isto ou não.Contudo, à cerca do que expôs a respeito das eólicas que se encontra no Sabugal até 31 deste mês, pouca gente ou quase ninguém sabe.Lamento toda esta falta de informação.

josnumar disse...

Estamos numa era em que a informação aos cidadãos por parte da Câmara do Sabugal se tem limitado ao redigir EDITAIS anunciar que, por exemplo, se encontra a discussão pública de 10 a 31 de Outubro acerca desta obra das 6 eólicas em Malcata. Sabemos que ainda há pessoas que não ligam nenhuma a esses papeis da Câmara e que a Junta de Freguesia de Malcata afixa naquele, nem sei como lhe hei-de chamar aquele mostrador ali junto à torre do relógio, onde não há espaço para colocar a informação da junta.
E quem, como eu, não tiver a curiosidade de pesquisar na internet, estes assuntos importantes para os cidadãos de Malcata e do nosso concelho, acabam por nem sequer ficarem do conhecimento de todos e às vezes dos próprios abrangidos pela obra.
Há que ir mais além.
Todos temos direito à Boa informação e na aldeia sabemos que uns se interessam por saber e outros esforçam-se para que não se saiba, não se fale, não se comente, porque quando derem por ela, a obra está feita e pronto, mesmo que não se concorde já nada há a fazer.
Acordem de uma vez por todas.
Acordem! Lembram-se do "hospital" que iam construir lá para a Rasa?
Estejam de olhos bem abertos.

Anónimo disse...

Fui ver ao que chama de mostrador junto ao relógio, onde a junta costuma pôr informação.À cerca das eólicas, não há qualquer informação. Pergunto :não seria dever da mesma informar a população à cerca do que se está passando? Como vão as pessoas mesmo as que mostrem interesse, saber que os boletins ou Editais,sejam lá o que forem se encontram no Sabugal? Não será isto uma prova mais que provada do que diz,passo a citar:outros esforçam se para que não se saiba, não se fale, não se comente. Quanto menos souberem melhor.Quem tem interesse em tudo isto, para além da Câmara do Sabugal e Penamacõr? Que podemos nós fazer, se não houver pessoas como o Josnumar que possam dar o seu contributo para o bem desta nossa Terra? Não seria lógico e justo, que Malcata tivesse no mínimo, algumas compensações monetárias? Ajude-nos ajudar Malcata e suas gentes

Anónimo disse...

Também quero informá-lo,sem que tenhamos de descorar o assunto supra, à cerca das últimas novidades da festa de 2015. Tanta polémica que poderia ter sido evitada!Perguntava num dos seus escritos, comentário o porquê da festa religiosa não ser no 2º. domingo de Agosto. Opção do Padre Eduardo e mordomos tanto da fseta civil, como os da fábrica da Igreja.Há uns dias a esta parte, mandou chamar novamente os mordomos,para dizer que se de comum acordo, a parte religiosa seria também no 2º. domingo de Agosto. Disse ontem na missa vespertina, que estava tudo bem entre todos os implícitos no assunto. Que ninguém tinha culpa e para as pessoas não complicarem.Estou contente e espero que tudo acabe bem. No entanto, sempre levam por diante, que a festa religiosa seja em homenagem a São Barnabé.

Anónimo disse...

MAIS 6 TORRES EÓLICAS EM MALCATA, JUNTANDO ÁS QUE JÁ EXISTEM, SÃO 25.A POPULAÇÃO DE MALCATA, VAI SER APANHADA DE SURPRESA.SÓ VAI DAR POR ISSO, QUANDO CÁ ESTIVEREM.PORQUE QUEM TEM O DEVER DE INFORMAR,NÃO O FAZ.NÃO DEVIAM INFORMAR TODA A GENTE DO QUE SE ESTÁ PASSANDO?PORQUÊ TODO ESTE SECRETISMO?SERÁ QUE É COMO ALGUÉM DIZ? aLGUNS PREFEREM QUE QUANTO MENOS SE COMENTE,SE FALE E SE SAIBA MELHOR,JÁ PARA NÃO FALAR DA PRESSA QUE TÊM, EM QUE OS TRABALHOS COMECEM.PORQUÊ TUDO ISTO? QUE INTERESSES HÁ NO MEIO DE TUDO ISTO? malcatenhos, OXALÁ NÃO NOS VENHAMOS A ARREPENDER DE NADA SE TER FEITO PARA PARAR ESTE PROCESSO.AH!QUEM IRIA ADIVINHAR QUE ESTA E OUTRAS INFORMAÇÕES, SE ENCONTRAM NA CÂMARA DO SABUGAL,COM PRAZO DE RECLAMAÇÃO ATÉ 30 DESTE MÊS? NÃO DEVERIAM AS MESMAS, TAMBÉM SEREM EXPOSTAS EM MALCATA?QUE DIZER DA FALTA DE RESPEITO, DE CONSIDERAÇÃO PELAS PESSOAS QUE ASSINARAM O DOCUMENTO CONTRA(61)? FORAM PUTA E SIMPLESMENTE IGNORADAS.

Anónimo disse...

NA FRASE (FORAM PUTA E SIMPLESMENTE IGNORADAS), DEVE LER-SE: FORAM PURA E SIMPLESMENTE IGNORADAS.pEÇO DESCULPA