08 janeiro 2010

A NOVA OPORTUNIDADE




IEFP

(Instituto Emprego e Formação Profissional)

da Guarda vai levar a efeito uma sessão de esclarecimento sobre o processo RVCC (Reconhecimento,Validação e Certificação de Competências), no próximo dia 12 de Janeiro, pelas 15h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sabugal.

Esta reunião é dirigida ao público em geral e em especial, às pessoas que desejem alcançar uma formação equivalente ao 9º Ano de Escolaridade.

Em Malcata e noutras aldeias do nosso concelho, é sabido que há pessoas à espera desta oportunidade. A Junta de Freguesia de Malcata, já tentou lançar esta formação na aldeia, mas parece que a ideia não avançou, com bastante mágoa para o Vitor Fernandes. Muito se tem falado das Novas Oportunidades e destas iniciativas para aumentar a qualificação das pessoas. É claro que politicamente falando, o programa tem objectivos que para muitos de nós,são duvidosos. Contudo, o importante e o que interessa para agora, é agarrar a oportunidade que nos estão a oferecer.

Esta oportunidade deve ser aproveitada por aquelas pessoas, homens ou mulheres, rapazes ou raparigas que por variadas razões e circunstâncias das suas vidas, nunca tiveram a oportunidade de terminar os estudos do 7º,8º ou 9ºAnos de Escolaridade e também para aqueles/as que tenham só a antiga 4ªClasse…nunca é tarde para aprender.

Eu próprio já passei por este processo de qualificação. É um processo que  nada tem a ver com a ideia de regressar à escola, mas é mais um tempo em que as pessoas vão ser ajudadas a mostrar aquilo que a vida lhes ensinou, através das profissões, dos conhecimentos, das experiências e de tudo o que viveram, sentiram e alcançaram até ao presente, mas que nunca lhes foram verdadeiramente reconhecidos e validados.

E não me canso de chamar a atenção às gentes de Malcata, só têm a ganhar com esta oportunidade. Falem com o senhor Vitor Fernandes, presidente da Junta de Freguesia, que vos esclarecerá mais acerca desta reunião. Eu já agarrei esta oportunidade e consegui alcançar aquilo que ao princípio me parecia incapaz de ganhar.

As oportunidades só são boas oportunidades quando elas passam por nós e não as deixamos fugir e quando de facto essas oportunidades nos deixam mais ricos.

Compareçam à reunião do dia 12 de Janeiro. Quem lá for e depois necessitar de ajuda, pode contar com a minha, basta que entre em contacto comigo.

Sem comentários: