29.12.07

A FESTA DE NATAL É DE TODOS


Criançada feliz


A Câmara Municipal do Sabugal organizou este ano vários eventos para festejar o Natal, tendo transformado a cidade do Sabugal num arraial onde quase nada faltou, nem mesmo os camelos que costumam mais andar no deserto. Não sei se o burro marcou presença no cortejo da festa, mas teria sido uma boa ideia.
Desde o início do mês de Dezembro e até ao dia 6 de Janeiro (de 2008), na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, decorre a exposição de presépios "Natal no Museu". Aproveitem, visitem a exposição e nem sequer têm que pagar para entrar.
O concerto de Natal teve lugar no Auditório Municipal do Sabugal e foi convidada a Filarmónica Recreativa Erense(Eradas-Covilhã), também com entrada livre.
As ruas não foram esquecidas e as iluminações transformaram-nas em locais mais visíveis e mais bonitos.
No passado dia 13 de Dezembro foi a vez das crianças terem os seus momentos de festa e diversão. Vieram de autocarro até à cidade, acompanhadas pelos seus professores, deixando as suas escolas básicas ainda mais vazias. Seguiu-se um cortejo pelas ruas do Sabugal onde participaram também os funcionários da Câmara. As roupas e outros adereços ajudaram a recriar os momentos históricos dos tempos em que Jesus nasceu. Os Reis Magos distribuiram prendas pelos meminos e meninas que depois foram lanchar e participar numa peça de teatro. Também participaram e foram muito animados os saltimbancos, os jograis, as encantadoras de serpentes, os cuspidores de fogo...e a festa foi até às tantas com porco no espeto e outras iguarias.
Todos gostaram da festa de Natal.
Dar alegria aos munícipes é também um dever das autarquias.
Viva a festa!
*************************************************************************************
Eu já sou adulto e os meus sonhos já não são os de menino. Mas continuo a acreditar na boa vontade e na sabedoria de quem governa o nosso concelho.
Gosto de ver o povo feliz e a saltar mas...não posso ignorar aquilo que li há dias. É que em Reunião de Câmara realizada em 16 de Novembro de 2007, foi aprovada uma deliberação, por maioria, conceder ou "atribuir uma comparticipação no valor de 25.000 euros para a realização do evento, consubstanciado no pagamento das facturas correspondentes". Este pedido foi feito à Câmara pela Comissão Organizadora da festa de Natal 2007.O Vereador Rui Nunes votou a favor e declarou "pelo facto de ter sido a Comissão eleita a decidir, logo os funcionários estariam de acordo". Quanto a abstenções, houve duas: a do vereador José Freire e a de Luís Sanches que juntou uma declaração de voto dizendo que "abstenho-me visto que estamos num período de restrição de verbas para muitos trabalhos de interesse no concelho, para obras e a Câmara Municipal do Sabugal propôe-se gastar 25.000 euros num jantar de Natal. No meu ponto de vista não é coerente."


"Avé-Maria..."

Continuei a ler a Acta da Reunião da Câmara realizada em 16 de Novembro de 2007 e li o que se segue:
"ACÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO
Informação prestada pela reponsável do Sector, sobre a aquisição de "100 cabazes de Natal para as famílias carenciadas do Concelho".Deliberado, por unanimidade, autorizar a sua aquisição, bem como a respectiva despesa no montante de 2.304,75 euros."
Fico com a sensação de que há dinheiro mal gerido pela Câmara Municipal do Sabugal. Entendo a posição do vereador Luís Sanches e digo que há outras prioridades mais importantes do que ver camelos e serpentes num cortejo de Natal.Gasta-se dinheiro em coisas não tão necessárias e essenciais e se no concelho do Sabugal há dinheiro para festas, mas não há a mesma verba para cabazes de Natal(composto de produtos essenciais para alimentar a ceia de Natal de famílias pobres)a partilha está muito mal feita. A mensagem que o Menino nos vem anunciar é a de solidariedade, de igualdade, a de verdadeira família que dia a dia labuta por um mundo melhor. Os recursos económicos, mesmo quando são poucos, têm que ser bem administrados e consciosamente bem distribuidos. Quando se gastam 25000 euros numa festa de Natal ( não subscrevo a declaração de voto do vereador Luis Sanches quando diz que é para um jantar. Não, nesta eu não quero acreditar, mas fico com a dúvida se o "jantar" foi assim tão abastado) é porque há dinheiro para gastar.
Fico contente sempre que leio notícias de festa, de alegria das gentes do Sabugal. É de louvar as boas iniciativas. Mas não posso ignorar outras notícias que me revoltam e entristecem. Somos todos munícipes do mesmo concelho, logo, todos temos o direito a ser tratados de igual forma.
Viva o Sabugal.

Sem comentários: