16.12.07

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR DE PORTUGAL


«O PSD, apresentará em 2008 um programa de desenvolvimento do interior de Portugal. Algo completamente novo e diferente das medidas paliativas que o Governo tem tomado. O Objectivo é "estagnar adesertificação" com políticas que promovam "objectivamente" o crescimento económico.
Nesse âmbito serão apresentadas medidas de incentivos fiscais "absolutamente radicais", será proposta uma reorientação dos recursos do Q.R.E.N. e a revisão da política de transportes ao nível das infra-estruturas rodoviárias, especialmente das ferroviárias. Trata-se de um novo Programa Polis para desenvolver o Interior.»

Isto prometeu Ribau Esteves, secretário Geral do PSD durante o Conselho Nacional do PSD que se reuniu ontem em Bragança.

Esta notícia foi publicada pelo Jornal de Notícias, hoje, domingo, 16 de Dezembro de 2007.
A desertificação está a começar a dar que pensar. O que me preocupa são as reorientações que todos querem dar ao QREN, ou seja, aos milhões de euros que a UE está a enviar para Portugal. Quando há dinheiro aparecem sempre pessoas interessadas em fazer uso dele. Infelizmente, para prejuizo dos portugueses, o dinheiro do QREN começou por ser a desculpa que muitos "Presidentes de Câmara" arranjaram para o atraso de muitas obras, para o adiamento de outras e para o esquecimento de muitas outras..."sabe, estamos dependentes da aprovação...os fundos do QREN estão atrasados...não sabemos quando e se o projecto vai ser contemplado pelo QREN...
O Interior de Portugal está a ficar um deserto. Isso sim, o Ministro Lino bem pode apregoar aos sete ventos e mesmo que se esconda nas muralhas do castelo do Sabugal, ninguém o vai contradizer.
Será que as obras da estrada de Malcata, empreitada começada neste Verão e da responsabilidade da Câmara do Sabugal, estão paradas por causa do QREN? Não me parece que o motivo seja esse. Muito menos acredito que seja por falta de dinheiro. Há muito que a verba está disponível para pagar a obra. Então, quais são as razões para que a obra termine? Eu não sei quais são, mas, sejam elas quais forem, já é tempo de alguém as apresentar à população de Malcata.
Em democracia, quem decide tem de estar preparado para ouvir "a voz do povo" disse o Presidente da República, Cavaco Silva.

Sem comentários: