8.12.07

EIS O HOMEM!

QUEM AINDA SE LEMBRA DESTE HOMEM?

Todos os que nasceram nos anos 60 e os anteriores a essa data conviveram com este homem que Deus enviou para Malcata. O Pe.Lourenço foi pároco de Malcata durante muitos anos. Os tempos eram outros e eu estou a vê-lo sentado nas "escaleras" mesmo ao lado da Torre do Relógio numa daquelas conversas filosóficas e teológicas com o Ti Varandas ou com o Rui Varandas e o Louro. As ideias eram contrárias e o Pe.Lourenço defendia-se com unhas e dentes e a luta de ideias filosóficas e teológicas era uma constante.
Naqueles tempos, um padre não entrava na taberna mas, andava por lá perto e era pela torrinha que muitas vezes passava o seu tempo livre. O seu fim e a sua partida para o outro mundo foi inesperado e invulgar. Foi encontrado inanimado no interior da sua casa paroquial, a casa que ainda hoje está ao lado da igreja paroquial, que nessa época servia de residência paroquial. Foi ele, que um dia, em pleno Verão, tempo de calor e roupas frescas, quando entrei na igreja para assistir à missa, olhou para mim e vendo que a minha camisa não tinha mangas( era de meia manga) me chamou a atenção, corei e levei raspanete porque "isso não é digno de entrar na igreja"...outros tempos...outros "mandamentos" que hoje sabemos não fazerem parte das "leis" que Deus aconselha ao homem. Mas, outros "mandamentos" para outros cristãos da minha idade e mais velhos este padre decretou e a alguns conseguiu convencer a segui-los, tendo alguns andado pelos corredores dos seminários sem nunca terem encontrado aquilo que outros desejavam e queriam. Mas, hoje são Homens e têm dignificado o seu bom nome.
Hoje, tudo é diferente e o cristianismo continua a transformar as vidas dos malcatenses e Deus enviou o Profeta César Cruz que tão sabiamente tem anunciado a Boa Nova.

3 comentários:

Anónimo disse...

Da Malcata, lembro muito o meu amigo Dr Rui Varandas... que também às sextas feiras cantava o tocava fado no Cantinho da Amizade em Lisboa. Daqui de Macau vai um abração amigo e com muitas saudades. Custódia

Anónimo disse...

Dr. Rui Viriato Varandas (tigre da Malcata), andamos a pesquisá-lo na net, a Dra. Custodia e eu, a ver se o encontramos! E cá está!!!Veja se aparece!!!! Ainda nos deve um almoço no Cantinho da Amizade ou em qq outro! Porque não em Macau???!!!

Um grande beijinho com muita amizade,

Ana

Anónimo disse...

Malcata-Coimbra-Lisboa.....o itenerário do Dr Rui Varandas. Belos tempos...para não falar dos do MDN (!!!) ...e claro dos fados e guitarradas no Cantinho da Amizade. Ainda me lembro dum almoço - uma boa açorda com carapaus do gato. Velhos tempos..e esperemos que o nosso amigo deixe por uns tempos o seu poiso na terrinha e voe ( força, que aquilo não há-de cair) e venha até Macau conhecer as especifidades locais. Ciao.