6.12.07

QUAL A MELHOR ÁGUA? A DO "FURO", A DA FONTE OU A DA BARRAGEM?


Albufeira da Barragem do Sabugal ( Junto ao ínício do túnel de transvase para a Barragem da Meimoa, em Malcata). Não será deste local que Malcata irá ser abastecida, mas esta água também faz parte da albufeira da barragem do Sabugal. Ao lado da torre é o início do túnel de transvase para a barragem da Meimoa.





Aqui, podemos ver a Estação de Tratamentos de Águas Residuais e Pluviais de Malcata. Lá ao fundo, naquela casinha branca, está o "furo" que abastece actualmente Malcata. A estação de tratamento veio mais tarde mas, digamos que os dois aqui tão perto é de começar a duvidar da qualidade da água que sai nas torneiras. A Etar está nos seus princípios e pouco "lodo" recebeu. Mas quando a água ali andar dias e dias a marinar será que uma hipotética fuga daqui até ao "furo", ali mesmo ao lado, trará consequências gravosas para as pessoas e animais? Há que defender a saúde dos consumidores e garantir água potável e com todas as qualidades dignas desse nome. E a Câmara do Sabugal pensou que a solução está aqui:



MALCATA VAI SER ABASTECIDA COM ÁGUA DA BARRAGEM DO SABUGAL










Subsistema do Sabugal


A água que neste momento abastece os habitantes de Malcata vai deixar de correr com tanta intensidade nas torneiras de casa. Para o próximo ano de 2008 está previsto pela empresa Águas do Zêzere e Côa e também pela Câmara Municipal do Sabugal, que o abastecimento de água a Malcata venha a ser feito a partir da água da barragem. Actualmente já há localidades que consomem água retirada da albufeira, como por exemplo,Santo Estevão e Sortelha, Casteleiro e a própria cidade do Sabugal.
A Câmara do Sabugal ficará responsável pela água que sairá dos depósitos até às casas, enquanto que as Águas do Zêzere e Côa se responsabilizarão pela captação, elevação e tatamento.

O Subsistema do Sabugal serve o município de Sabugal, Almeida, Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo e algumas freguesias dos municípios da Guarda e de Penamacor.
POPULAÇÃO SERVIDA:População residente – 53.703 habitantes
População flutuante – 24.290 habitantes
ÁGUA ABASTECIDA (2005): Caudal médio diário – 10.366 m3
diaCaudal médio anual – 3.783.414 m3/dia
INFRA-ESTRUTURAS:1 Captação de Água1 Estação de Tratamento de Água (ETA)
12 Estações Elevatórias
12 Reservatórios
382 km de Adutoras
INVESTIMENTO: Investimento total – 27 milhões de euros
Investimento realizado – 26,11 milhões de euros
Projecto co-financiado em 63% pelo Fundo de Coesão da União Europeia.






















































Sem comentários: