12.9.08

EMPREGOS PARA O SABUGAL




Pró-Raia quer criar 400 empregos


A Pró-Raia - Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte anunciou apresentação de uma candidatura a fundos comunitários que prevê a criação de cerca de 400 novos postos de trabalho nos concelhos de Guarda e Sabugal.
Segundo Lurdes Saavedra, vereadora na Câmara da Guarda e presidente da Pró-Raia, que abrange os concelhos de Guarda e Sabugal, a candidatura, no valor de 11,5 milhões de euros, foi apresentada ao PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural, para vigorar entre 2008-2013.

A autarca adiantou que são objectivos estratégicos da proposta "o reforço dos tecidos económico, social e cultural e da economia de produção, de solidariedade, da conservação, recreação e lazer", sendo intenção da Pró-Raia "criar postos de trabalho e fixar as pessoas" nos territórios abrangidos pela associação.

Adiantou que, caso a candidatura global seja aprovada, serão as associações locais, as Juntas de Freguesia e os privados a apresentarem, posteriormente, os seus projectos no âmbito do programa.

No sector da economia, a proposta pretende promover o aumento do investimento produtivo, potenciar a fixação da população activa jovem, incentivar e acolher empreendedorismo jovem e elevar o campo de possibilidade da exploração agrícola, apostando na agricultura biológica e em outras formas de produção amigas do ambiente. Também está prevista a criação de um observatório para investimento produtivo e escoamento de produtos do território.
In Jornal de Notícias

Sem comentários: