14.9.08

PLANO DE ORDENAMENTO PARA A ALBUFEIRA DA BARRAGEM DO SABUGAL

Foi aprovado no Conselho de Ministros de 11 de Setembro passado o Diploma com o Plano de Ordenamento da Albufeira do Sabugal.Depois de ter andado em discussão pública, finalmente, o assunto fez parte da agenda dos ministros. Ao ler o comunicado desse Conselho reparei que juntamente com a albufeira do Sabugal foram também aprovados mais planos de ordenamento para várias albufeiras.
Albufeira do Sabugal




Ou seja, os ministros quando aprovam um plano, aprovam uma série deles...provavelmente nem os leram e nem sabem onde se situam as ditas albufeiras.





Albufeira do Sabugal( Malcata ao seu lado)


Demorou muito tempo, mas a albufeira do Sabugal já tem diploma. Agora, vamos esperar que o Diário da República seja mais rápido na sua publicação.
Agora compreendo a dificuldade que a Câmara Municipal do Sabugal tem tido em encontrar os parceiros para os empreendimentos previstos para a área que rodeia a albufeira. Quem investe num projecto sem antes saber todos os pormenores acerca do que pode ou não pode construir e em que condições ?
O Plano da barragem prevê espaços de recreio e de lazer,um hotel, um aldeamento turístico. Podem ser também desenvolvidas actividades ligadas aos percursos de interpretação da natureza. O aproveitamento da albufeira do Sabugal para fins turísticos poderá constituir um pólo de atracção para Malcata, já que estes espaços devidamente infraestruturados e equipados, podem tornar Malcata numa zona de lazer e convívio muito agradáveis para todos.


Diz o dito Plano:


«Malcata necessita de uma urgente reformulação estrutural.

A revisão do Plano Director Municipal deverá contemplar a requalificação da zona tanto a nível ambiental como urbano, nomeadamente a nível de re-ordenamento do território, e dos factores de qualidade do ambiente, solos e águas superficiais. Deste modo, caberá aos projectos de futuro garantirem uma concepção harmoniosa e sustentável de desenvolvimento do potencial turístico assegurando a sustentabilidade dos recursos naturais.

Cabe a este Plano de Ordenamento assegurar níveis de qualidade ambiental e

paisagística e a preservação dos valores ecológicos. No entanto, com as perspectivas de dinâmica espetáveis pela elaboração do presente Plano, com o objectivo de organizar diversos espaços, e criar algumas infraestruturas de apoio para a prática de actividades de recreio e lazer, propõe-se a criação de uma zona de recreio e lazer na zona de protecção à albufeira, com diversos equipamentos que a seguir se apresentam».

Equipamentos Turísticos

A zona de protecção da Albufeira do Sabugal apresenta grandes potencialidades na área do recreio e lazer quer pelas suas características ambientais e paisagísticas, quer pela sua localização. No entanto, esta área apresenta um deficit ao nível de alojamento, não existindo nenhum equipamento turístico na zona de protecção, que

possibilite ao utilizador uma estadia mais prolongada. Por outro lado, a proximidade do aglomerado urbano da Malcata também não reúne as condições desejáveis para a instalação de equipamentos desta natureza por se encontrar completamente descaracterizada e desordenada em termos urbanístico, necessitando de uma urgente revitalização. Torna-se assim necessário aumentar a oferta turística de qualidade que permita apoiar e proporcionar a estadia dos visitantes, contribuindo positivamente para o desenvolvimento económico do concelho, designadamente pela criação de novos empregos.

No âmbito do Plano de Ordenamento da Albufeira do Sabugal, propõe-se a recuperação e a readaptação de património arquitectónico tradicional para turismo em espaço rural, a construção de um Hotel Rural no Espaço de Protecção Parcial e a criação de um Espaço de Recreio e Lazer da Albufeira do Sabugal. Pretende-se, assim, a criação de um pólo turístico de qualidade, entre a Vila da Malcata e o plano de água, com possível implantação de um estabelecimento hoteleiro e um aldeamento turístico. Esta área poderá ser ainda complementada por um centro náutico, restaurante, espaço de recreio balnear, piscina flutuante, parque de estacionamento, parque de merendas e uma zona de instalação de pontões flutuantes ou embarcadouros.


Centro de Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental servirá de apoio ao visitante, que procura tomar

conhecimento da zona a visitar, através de diapositivos, material de divulgação,

equipamentos informáticos, entre outros. Numa fase posterior, o visitante descobrirá esses valores naturais no terreno com material óptico e acompanhado por guias especializados, realizando percursos de interpretação da natureza para conhecimento dos valores faunísticos e florísticos de toda a zona envolvente.

Este tipo de iniciativa pode ser aproveitado turística e pedagogicamente quer pela

Câmara Municipal do Sabugal quer pelas escolas do concelho e concelhos vizinhos.

Parque de Merendas

Os parques de merendas devem ser locais devidamente equipados com mesas, cadeiras, equipamento para a deposição dos resíduos, propondo-se a criação de parques de estacionamento junto a estes locais.

Percurso Circundante à Albufeira

Propõe-se a implementação de um caminho circundante à albufeira do Sabugal com

recurso a percursos já existentes, tendo por objectivo o fácil acesso a todo o plano de

água e que sirvam como percursos de interpretação com colocação de leitores de

paisagem, complementando com as actividades de educação ambiental propostas para área de intervenção.

Pontões e Embarcadouros

Pretende-se instalar, em zonas específicas do plano de água, pontões e embarcadouros para amarração dos barcos e servir de apoio às zonas de recreio e lazer.



Como deu para perceber, há muito para fazer na zona da albufeira da barragem do Sabugal.Malcata e todo o concelho do Sabugal aguarda a aplicação do Plano agora aprovado pelo Governo.









Sem comentários: