7.9.08

A EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR


Hoje, o Jornal de Notícias traz esta notícia:

"Em Portugal, para se ser oficialmente pobre, não se pode ganhar mais do que 370 euros, mas quem gere a vida com o salário mínimo (426 euros) ou pouco mais, não se considera propiamente de classe média. E, o salário líquido de quase metade dos trabalhadores por conta de outrem não passa dos 600 euros.


Em 2004, mais de metade (52%) dos trabalhadores por conta de outrém tinham um ordenado líquido até 600 euros; no final do ano passado, eram 46%. Contudo, as subidas de preços ( da alimentação e dos combustíveis em particular) está a afectar toda a gente, mas sobretudo os mais pobres.

Tanto no Norte como nos Açores, quase seis em cada dez trabalhadores empregados ganha até 600 euros. Em Lisboa, não chega a três em cada dez. Em todo o país, a média é de 46%.


O que falta é distribuir


O que falta é distribuir a riqueza que existe. Não é verdade que a produção ( de riqueza ) acabe automaticamente com a pobreza. Portugal é o país da União Europeia com mais desigualdade na distribuição de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres.

O aumento do abono de família ou o complemento solidário para os idosos, são medidas cirúrgicas e foi deixado cair o objectivo "acção social" da agenda de desenvolvimento fixada pelo país no ano 2000, a favor apenas do emprego.


O trabalho não é a única solução para a exclusão social e a prova são os 11% de pobres que são, também, trabalhadores."


Estas afirmações e e estas conclusões aqui descritas foram feitas pelo presidente em Portugal da Rede Europeia Anti-Pobreza, Agostinho Jardim Moreira. Este artigo merece uma reflexão e nele se retrata o futuro de nós todos. Mesmo quem trabalha todos os dias e no fim do mês recebe um salário, podemos concluir que não chega para que viva bem ou melhor do que aqueles que vivem de subsídios e não trabalham. Foi por as coisas serem assim que nos anos sessenta e seguintes muitas pessoas do concelho do Sabugal emigraram para França, Alemanha, Luxemburgo e outros países. Por lá também trabalham para um patrão, mas esse trabalho é mais bem pago.

Eis mais uns números que assustam:

-151,4 mil pessoas não ganhavam mais do que 310 euros líquidos por mês, em 2007(INE)

-58% dos trabalhadores no Norte que trabalham só ganha um ordenado até 600 euros, Ou seja,

é este o salário máximo de 767 mil trabalhadores por conta de outrém na região.


Sem comentários: