16.8.08

CHEGARAM OS ECOPONTOS A MALCATA

Malcata já possui ecopontos. Estive na aldeia na primeira quinzena de Agosto e dei conta da existência dos ecopontos. Claro que fiquei contente com esta novidade, mas nas conversas que ia tendo enquanto estive na aldeia deu para concluir que nem toda a gente sabe da sua colocação e muitos, principalmente as pessoas de mais idade, diziam que estavam muito longe para levarem para lá os cartões, as garrafas de plástico ou vidro.


Ecoponto junto à Fonte Velha

Falei com algumas pessoas da importância da separação destes materiais e de que estes ecopontos são muito caros e que a sua localização foi estudada e pensada pela Junta de Freguesia e pela empresa responsável pela recolha dos resíduos. É que são equipamentos caros e a aldeia de Malcata devia dar-se por satisfeita com a colocação desses dois ecopontos, pois, no meu entender até estão bem distribuidos.



Ecoponto junto ao Lar(Centro de Dia)

Agora que a aldeia possui estes equipamentos, as pessoas têm que serem sensibilizadas e informadas acerca da sua importância e da sua utilidade. São oportunidade para manter as ruas da aldeia ainda mais asseadas, são o local próprio para deitar as garrafas de vinho ( vazias, claro), as garrafas das minis que esvaziaram durante a festa. Agora têm um local para depositar os plásticos que têm a mais em casa, os cartões e papeis que andam a atafulhar as gavetas dos armários e das despensas. E aquelas pilhas que estão a babar-se dentro da lanterna podem agora ser substituidas por outras novas, mas atenção, agora tem um sítio próprio para depositar as pilhas velhas e gastas que é no contentor vermelho.
Ou seja, estes pequenos gestos, a que antes não davam importância, que é a colocação dos materiais a que chamamos "lixo", quando colocados nos ecopontos, contribuem para a riqueza do país, ajudam a manter na aldeia um ambiente mais limpo, contribuem para a eliminação de pontos de contaminação contribuindo para um melhor bem estar de todos, em especial as pessoas de Malcata.
Basta um pouco de força de vontade e os mais idosos devem pedir ajuda aos mais novos. Experimentem!

Sem comentários: