5.8.08

MONUMENTO VIVO DE MALCATA


Observem bem esta fotografia. Há uns anos atrás em Malcata eram raras as famílias que não possuiam castanheiros. Davam castanha, as suas folhas eram amontoadas e serviam para fertilizar os campos, dos seus ramos sairam muitas peças de mobília que ainda hoje são muito apreciadas. Agora, poucos existem e a maior parte deles sofrem de velhice e o caruncho está a dar cabo deles. Foi à sombra dos castanheiros que eu e os meus amigos nos divertiamos. Os ramos mais fortes serviam de apoio para o nosso baloiço de corda. O nosso orgulho era tomar tanto balanço, tanto balanço e bater com os pés nas folhas dos outros ramos. No verão foi à sombra dos castanheiros que adormecia deitado em cima da manta de farrapos. Por vezes, só acordava por causa do rumo escolhido pela formiga para seguir o seu caminho.Belos tempos que já lá vão.


Castanheiro ( Lar de Malcata)


Vem isto a propósito do castanheiro situado no pátio do Lar de Malcata. Todos conhecem o magestoso castanheiro. É um portento de árvore que mede mais de 9 metros de perímetro( medida feita pelo senhor Pedro Santos, autor do blog Sombra Verde) , com uma idade desconhecida mas com muitos anos de vida. Ora desde há uns tempos para cá que esta árvore tem sido objecto de interesse por muitos e já foi foto de jornal. Classificar este castanheiro como "Árvore de Interesse Nacional" é de interesse nacional, é de interesse para a freguesia de Malcata e é motivo de maior interesse ainda, para todos os nossos queridos avós e avôs que mais do que ninguém, desejam continuar a desfrutar da sombra dos seus ramos.
Caros malcatenses, senhores da direcção da Associação de Solidariedade Social de Malcata, o caminho já está a ser percorrido. A DGRF já está ao corrente e sabe da existência do castanheiro e já deu a entender ao senhor Pedro Santos que tem todo o interesse em atribuir o galardão de "Árvore de Interesse Naciol-Património Vivo".
O interesse é de todos e o benefício também vai ser para todos. Quando uma árvore é classificada como de "interesse nacional" é porque tem importância, tem estatuto, tem idade e porque ainda está viva. Por favor, não deixem morrer este castanheiro. Ele merece ser tratado com carinho até ao fim da sua longa vida. Se outros alcançaram este estatuto, beneficiaram de apoios de conservação e beneficiram da sua divulgação, o castanheiro de Malcata também o merece.



Castanheiro (Lar em Malcata)

1 comentário:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Obrigado pelo seu texto tão emotivo em defesa desta árvore.

Neste país onde tanta gente as despreza e as condena à moto-serra, é raro ver quem as defenda.

Não tenho dúvidas que este castanheiro será em breve classificado. Motivo de orgulho para todos os naturais da terra e de satisfação para todos os que gostamos das árvores.

Obrigado e um abraço.