13.8.08

O AMOR VENCE O ÓDIO


O VERDADEIRO ESPÍRITO OLÍMPICO


Estão a decorrer os Jogos Olímpicos 2008. Os jornais e televisões enchem-nos de imagens e notícias sobre as várias modalidades desportivas que os atletas dia a dia vão pondo à prova dos juizes desportivos. Há atletas que ganham medalhas de ouro, outros de prata e o bronze é também o troféu para muitos. Mas estes jogos olímpicos têm também outros prémios e atletas com verdadeiro espírito olímpico. Enquanto o mundo olha para o desempenho dos atletas, dois países degladeiam-se em terríveis ataques de guerra, cujos bombardeamentos aéreos, terrestres e tiros de metrelhadoras matam ou ferem todo o ser que estiver na trajectória dessas máquinas mortíferas. Graças à participação nos Jogos Olímpicos, duas atletas, uma de nacionalidade Russa e outra Georgiana, durante a cerimónia da entrega das merecidas medalhas, conscientemente e com emoção em todo o corpo mostraram a todos que um abraço entre as duas ensina mais do que preocupações e discursos políticos. Natalia Paderina, medalha de prata, na prova de tiro com pistola, abraçou a sua adversária georgiana, Nino Salukvadze, medalha de bronze, mostrando ao mundo o verdadeiro espírito olímpico. Para elas vai a minha atribuição da medalha de maior valor desportivo e humano:amor.
Soube da notícia ao ler um artigo no Jornal de Notícias, escrito pelo poeta e escritor António Pina. Para mim foi ele que me fez alertar para este acontecimento e pensei que é muito importante dá-lo a conhecer aos que por aqui vão passando.
Este exemplo destas duas atletas deve ser tido em conta pelos nossos atletas, em especial, pelos nossos futebolistas e também pelos dirigentes dos clubes desportivos. Norte ou Sul, Benfica ou Porto, Boavista ou Paços de Ferreira, Sporting ou João Moutinho, o mais importante é a vida de cada pessoa, de cada jovem ou criança.
Salukvadze disse que não podia dormir no sábado à noite, porque estava preocupada com a sua família a viver no seu país momentos de aflição. Depois da cerimónia da entrega das medalhas as duas atletas abraçaram-se e Salukvadze sorriu para as câmaras num momento de grande simboismo.
Os jogos olímpicos deram a conhecer uma nova estrela, uma estrela que mostrou ao mundo a importância que tem o desporto para o bem da humanidade.
A vida é bela e merece ser vivida com amor, com respeito, com honestidade e vivê-la até chegar o momento de cada um ir para outros mundos.

Sem comentários: