![]() |
A Biblioteca da Freguesia de Malcata é mesmo pobrezinha! |
Ler e escrever é bom, dá-nos liberdade e ferramentas para viver melhor.
Quantos sabem ler e escrever, mas não leem e nem escrevem?
A questão que aqui deixo é esta: mas chegará para que as pessoas intervenham e participem nos vários processos e chamadas que vão aparecendo na nossa aldeia? Justificações abundam e apesar de saber ler e escrever, muitas pessoas raramente têm vontade em ler para ficar a saber o que os outros lhes querem dizer, como é o meu caso quando escrevo no blog Malcata.net -aqui: (www.aldeiademalcata.blogspot.com), Para além da falta de vontade, é preguiça de querer saber o que se escreve, ou então, sabem ler, escrever e contar e nunca tiveram um telemóvel nas mãos, quanto mais um computador em casa para se ligarem ao mundo através da internet. Toda a gente está viva e todos respiramos oxigénio que nos mantém
com vida. Mas, estamos a viver ou vivemos porque não temos outra saída, mesmo desinteressados do conhecimento e de nos enriquecermos mais e mais.
A este desinteresse, na busca do conhecimento e do saber, há quem lhe chame iliteracia, novo analfabetismo que mantém muita gente na sua santa ignorância e que os oportunistas sabem aproveitar em seu favor.
Há na nossa aldeia a necessidade de estimular as pessoas a ler, a escrever, a deixarem de ser menos ignorantes e aprender a conhecer os oportunistas, que nos embrulham coisas más em bonito papel de embrulho. Cada malcatenho tem a inteligência suficiente para se considerar importante, útil à comunidade e com ele podem contar para o bem da terra. A nossa junta de freguesia há muito que ignora esta área importante dos malcatenhos. Não me lembro, nestes últimos anos, de se ter levado a efeito um programa de incentivo e de combater o analfabetismo dos nossos dias. Será que as pessoas comuns da nossa terra se desinteressam verdadeiramente de saber, de ler e escrever? Eu assim não acho e é mesmo urgente melhorar o conhecimento e praticar a leitura e a escrita, mais agora que a candeia é melhor, com luz mais clara e segura, que os mais velhos aguentaram quando tinham que fazer os trabalhos da escola primária.
Deixemo-nos de lágrimas e de lamentos, o passado já foi e voltar atrás, é impossível.
Como curiosidade, convido os malcatenhos que tenham internet, entrar na página da internet da responsabilidade da Junta de Freguesia, aqui:
https://www.jf-malcata.pt/freguesia/imprensa . A Biblioteca da freguesia é rica e merece uma visita ou não?
José Nunes Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário