Pesquisar neste blogue

MALCATA: PARA ONDE ELES QUEREM IR?

 

Agenda da Freguesia de Malcata

   Informar e divulgar as actividades da Junta de Freguesia a todas as pessoas da aldeia, isso não é necessário! Basta publicar a Agenda da Freguesia na página da rede social “Facebook” que alguém ligado ao executivo, sempre que possível e oportuno, preenche e
está o povo sabedor das coisas que vão ter lugar durante todo o ano.
   Mas será mesmo assim que se preenche uma agenda de Freguesia? A Junta de Freguesia já há muitos anos que não presta atenção à Agenda e isso, só indica que não se preocupa com a informação de interesse para os fregueses que residem na aldeia e também ignora os que sendo “filhos da terra” estão longe dela. E por arrasto, ficamos a saber que quantos menos souberem melhor!!!


  

   Veja-se o facto mais recente, que foi a vinda à freguesia dos serviços veterinários da Câmara do Sabugal, com o objectivo de vacinar animais com a vacina antirrábica. O Edital está assinado a 14 de Julho de 2025 e nele se informa a população das diferentes datas para cada freguesia e os proprietários de animais, proceder e responder a esta solicitação cuja importância é de interesse municipal, para as aldeias e detentores de animais, interessados na saúde humana e dos restantes seres vivos.
   Como malcatenho, reprovo este comportamento do executivo de Malcata e pelas razões já referidas, não posso deixar de criticar a Agenda da Freguesia.
   Eu apenas estou a defender a freguesia e as pessoas que nela residem e, por outro lado, lutar também pelo cumprimento dos direitos legítimos dos malcatenhos ausentes da aldeia.
   O 2º mandato está a terminar e é altura de as pessoas de questionarem sobre a missão da Junta de Freguesia em Malcata, sobre o tempo e as oportunidades que se estão a perder, sobre o papel da própria Assembleia de Freguesia e ainda, discutir a sério e abertamente, se a apresentação de Lista Única às Eleições Autárquicas é útil à nossa terra e às gentes que nela residem ou a ela estão intimamente ligadas.
  


  Qual é o medo e o receio de discutir estes assuntos? Medo de fracassar? Ser mal-entendido? Medo de ser ovelha negra ou de ser empurrado para o canto?
Preocupação pelo emprego ou fim do ajuste de obras?
   Que fique claro: sou defensor da Assembleia de Freguesia, mas sou contra a forma como este órgão tem funcionado nestes anos mais recentes. Em nada está a contribuir para o desenvolvimento da nossa aldeia, porque nela, não estão todos os cidadãos representados.
   A freguesia tem em mãos investimentos importantes e que devem ser assumidos como verdadeiros desafios. Apesar da sua grandeza e importância para a economia local e social, há sinais que indiciam pouca crença e aumento de preocupações quanto ao futuro. A Freguesia de Malcata, com a responsabilidade de gerir estes empreendimentos, ao adiar decisões, ao não informar a comunidade sobre a verdade e ameaças externas, não está a contribuir para o bem comum.
   Quando o(s) senhor(es) presidente(s)anunciaram as obras, falaram apenas aquilo que as pessoas queriam ouvir e em troca, votaram neles. A realidade e os factos derrubaram todas as esperanças e o que me custa, a mim pessoalmente, é assistir ao aparecimento dos sinais que me mostram um desinteresse completo e o povo a ver o comboio do desenvolvimento a passar por Malcata sem parar!
   Mais desnorte que a Exploração Pecuária da Freguesia de Malcata (cabras nos baldios) eu
não conheço!
   Quem vai abarcar as responsabilidades?
   Todos os membros da Assembleia de Freguesia e os membros da Junta terão que assumir a sua parte de
responsabilidade.
   Os malcatenhos merecem ter a oportunidade, a esperança, num presente com melhor fu
turo.

Sem comentários:

Enviar um comentário