A Câmara Municipal do Sabugal, numa acta da Reunião
Ordinária realizada no dia
2 de Agosto de 2023, deliberou autorizar a instalação de uma antena da NOS.
Já passaram dois anos e até agora não houve qualquer instalação visível. Será que andaram com o carro à frente das vacas? É que apesar da autorização concedida pela Câmara, é quase sempre necessário obter outras autorizações, especialmente se o terreno pertencer a privados. O consentimento dos proprietários, quer queiram quer não, é um passo obrigatório. E como se diz na freguesia, que havia um acordo com um proprietário, mais dúvidas se levantam e que não se esclarecem publicamente. Houve alguma mudança de planos ou a NOS voltou a desistir?
A quem pode a população de Malcata pedir esclarecimentos? À Câmara Municipal ou à Junta de Freguesia? Ou aos proprietários dos terrenos?
Uma certeza eu tenho, é que desta vez não podem apontar o dedo a quem nunca teve qualquer envolvimento nestas novas autorizações.
Para o bem de todos, apelo a uma informação transparente por parte das entidades responsáveis pela instalação da antena. Comecem pelos obstáculos ( se os houver) que estão a impedir a concretização da obra, que previsões há para iniciar a obra e que características técnicas e vantagens vai essa antena trazer à aldeia e a quem a visita.
Se bem se lembram, no caso da antena junto à sede da Junta de Freguesia, a associação AMCF fez o seu trabalho e indicou duas alternativas para a localização da antena, indicando dois locais com energia eléctrica. Já a sugestão alternativa apresentada pela Câmara Municipal, era num terreno localizado atrás da baliza mais afastada dos balneários, onde não havia e ainda não há, energia eléctrica-há apenas sol e vento...e zero Postos de Transformação! Bastava esta falta de energia para a empresa NOS não aceitar a sugestão da Câmara do Sabugal. E foi isto o que veio a acontecer.
Desta vez, estavam reunidas as condições para finalmente a freguesia sentir uma maior e melhor cobertura nas telecomunicações.
Espero que agora estejam mais atentos e finalmente, apareça a desejada antena em Malcata.
José Nunes Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário