Pesquisar neste blogue

domingo, 10 de agosto de 2025

MALCATA 1963-A GRANDE FESTA FOI EM SETEMBRO

 

Recorte do jornal A Voz do Sabugal 1963
   Realizou-se no dia 9 a festa em honra do Sagrado       Coração de Jesus.
   A festa foi precedido de tríduo de preparação e no     domingo de manhã ouviu-se a alvorada de foguetes   que despertou toda a aldeia e recordou às pessoas   que era dia 
de festa.
 Enquanto acontecia a alvorada, a banda de música   percorria as ruas da aldeia, 
parando em frente às casas dos mordomos.

   A primeira procissão, que começou às 9:30 da   manhã, percorreu as ruas habituais, com todos os   santos da igreja, indo os estandartes maiores à frente e os mais pequenos, uns passos à frente do respectivo andor. Logo de seguida celebrou-se a missa e as crianças fizeram a comunhão.
   À uma da tarde (!!! apesar do calor…) celebrou-se a Missa Solene, com pregação, seguida da procissão com o Santíssimo (o padre fazia todo o percurso da procissão debaixo do pálio, que meia dúzia de homens sustentavam através de seis varas, três de cada lado).
   Terminadas as cerimónias religiosas, o povo foi para as suas casas com pressa, já era tempo, mais que tempo, para as famílias se sentarem à volta da mesa da sala de jantar, que estava preparada e bem composta, tudo do bom e do melhor.
   Quando o pôr do sol estava próximo e o ambiente mais fresco, todo o povo aparecia ao Rossio-Torrinha para participar no “Ramo” da festa. Nos intervalos, a banda de música tocava umas músicas para animar o baile.
   A igreja paroquial neste ano, foi alvo de obras de melhoramentos que eram necessários que se fizessem. O padre e a Comissão foram elogiados pelo trabalho ali
realizado.
   Este texto foi inspirado na notícia publicada em 1963, no Amigo do Sabugal de Setembro
deste mesmo ano.

Este senhor das amêndoas, era sempre bem-vindo às festas



Início da procissão no adro da igreja em Agosto 2008



Festa de São Barnabé em Agosto 2025
(Foto de Alberto)


E assim se recordam os nossos antepassados. Bem-haja a todos.


                                                                José Nunes Martins    

Sem comentários:

Enviar um comentário