15.12.09

DEUS DA LIBERDADE


     A notícia do roubo da imagem da Senhora da Póvoa correu de boca em boca e foi tema de reportagens televisivas. Felizmente que a imagem já apareceu e sem mácula.
Embora fosse uma réplica da imagem verdadeira, para os crentes na Senhora da Póvoa, que são muitos, sentiram-se também eles roubados e aflitos porque a imagem para estas pessoas representa mais do que uma simples estátua. Neste género de roubos há sempre quem fale e quem logo aponte responsáveis. Mas também há pessoas que com mais clareza e mais responsabilidade falam daquilo que realmente se passou.
   Eis a mensagem escrita pelo Padre César, a quem está confiado o serviço religioso no Santuário da Nossa Senhora da Póvoa:

Mensagem do Padre César ao Povo
«Gostaria de deixar claro que estarei disponível para respostas, não em forma de recados mas em forma de diálogo e esclarecimento. Dói e doeu saber que chamar a responsabilidade de tal acto foi atribuída rapidamente ainda sabendo tudo o que se está a efectuar. Este site é um ponto de união e se tem o nome da Senhora da Póvoa deveria sê-lo. Há um ano a servir a nossa paróquia e o nosso tão querido e terno Santuário de Nossa Senhora da Póvoa, o vosso pároco!
Um apelo e interrogativa gostaria de deixar aqui: por momentos pensei que mais importante do que a dor da perda e a interrogativa do porquê deste crime (assalto), o que mais pesou em mentes foi a responsabilidade pessoal.
A Responsabilidade primeira é minha e como pároco assumo-a estando totalmente livre de consciência pois em menos de um ano como pároco da paróquia de S. Tiago (Freguesia de Vale da Senhora da Póvoa) procedi com estreita colaboração com a Comissão Fabriqueira e Comissão do Santuário à recuperação e preservação do NOSSO património que durante tantos anos se encontrava em deterioração, embora seja reconhecida a obra de todos os que durante tantos anos procuraram preservar, conservar e fomentar o referido património.
Gostaria de salientar que a segurança do espaço do nosso Santuário não está nem estará esquecida pois se tal não fosse a imagem que teria sido levada teria sido a imagem mais antiga que costumava estar no referido lugar. Diligências estão a ser tomadas mas ninguém contará que se efectue de um dia para o outro coisas que nunca foram feitas até então e que muitos se alhearam até este acontecimento ou pouco antes deste acontecimento.
Não é pelo facto de ter surgido a imagem tão venerada por todos nós que nos poderá fazer esquecer o crime que foi cometido esperando próximos e rápidos desenvolvimentos.
Gostaria de expressar aqui um agradecimento à preocupação e orações de todos vós pelo facto do desaparecimento da imagem nova de Nossa Senhora da Póvoa. Graças a Deus ela foi recuperada mas esperemos que a preocupação pela segurança do Santuário da Senhora da Póvoa não nos faça esquecer que a continuidade das investigações judiciárias continuem».
    Também aqui coloco a reportagem transmitida pela Sic:


   Nos últimos tempos, aí por essas terras do interior, têm aparecido uns filhos de Deus que parece que gostam de rezar rodeados de santos e santas que a eles nada lhes diz.






Sem comentários: