26.9.07

ONDE FORAM PLANTAR AS ÁRVORES?PROCUREM NA SERRA DA MALCATA, QUEM SABE...


A Sociedade de Águas da Serra da Estrela está a promover,há meia dúzia de anos, uma campanha de "Plante uma árvore ". O Grupo Sumol, detentor da marca "Água Serra da Estrela", diz que desde o início da campanha já foram " angariadas mais de 600 mil novas árvores que foram disponibilizadas para plantação ao Parque Natural da Serra da Estrela e ao Instituto da Conservação da Natureza", segundo as palavras do director de marketing da empresa, João Nuno Pinto, referiu ao Jornal de Notícias. A empresa, que recusa comentar a intervenção do ICNB(Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade), diz que as 600.000 árvores já foram pagas aos viveiros, estando apenas por liquidar parte da campanha do ano passado, cujas árvores ainda vão ser plantadas.
Armando Carvalho, director do Departamento de Gestão e Áreas Classificadas Litoral Centro do ICNB apenas diz que "o ICNB vai proceder a um registo exaustivo dos locais, das espécies e do número de árvores plantadas".
A verdade, é que ninguém sabe onde estão essas árvores e a Associação Amigos da Serra da Estrela afirma que "não ser visível no terreno a reflorestação. O programa teve início em 2002 e cinco anos depois não são visíveis no terreno as plantações, que, pelos números divulgados pelas Águas Serra da Estrela, rondariam no mínimo, 300 hectares".
Onde páram as árvores que eu comprei, pois, muitos litros de água Serra da Estrela eu ingeri até hoje. Se a empresa promotora afirma que pagou as facturas, não interessa a quem, mas que desembolsou o dinheiro e agora ninguém consegue ver árvores de nenhuma espécie.
É por estas e por outras campanhas parecidas que muitas boas intenções não passam apenas de boas intenções...e o povo diz que"de boas intenções, está o inferno cheio". É que água, felizmente, em portugal há muita e os consumidores merecem transparência e clareza quando lhes pedem para beber "Serra da Estrela" e não água da fonte de Malcata, por exemplo.

Sem comentários: