13.9.07

SÃO OS IDOSOS DE MALCATA QUE NOS FAZEM PENSAR NO FUTURO

O Instituto Nacional de Estatística divulgou dados de um estudo acerca da população nacional, onde compara os dados populacionais de 2003 com 2006.
Segundo o INE, o concelho do Sabugal foi o concelho da Beira Interior que perdeu mais habitantes:612, ou seja, 4,25% da sua população.
O envelhecimento e mortalidade da população no concelho do Sabugal, é maior do que a natalidade. A prova que há poucas crianças no concelho do Sabugal vê-se com o encerramento de vários jardins de infância e escolas do ensino básico( antigas escolas primárias). Ainda este ano, em Julho passado, o Pe.César, pároco de cinco freguesias, ao organizar um encontro com as crianças que frequentam a catequese, estiveram presentes 30 crianças vindas dessas cinco freguesias. Embora fosse um encontro organizado pela igreja, não creio que os meninos e meninas em idade escolar e que não frequentam a catequese nessas freguesias, sejam muitos mais, dado a aceitação que as crianças têm pela catequese.

O Sabugal é um concelho com 40 freguesias. A população idosa é elevada em relação ao total da população, reflectindo-se ao nível de escolariddade e taxa de analfabetismo.
Ainda hoje, no século XXI, existem muitos adultos que não sabem ler nem escrever. A televisão e o rádio continuam a ser os meios de instrução destas pessoas. Em Malcata já não se usam as candeias e candeeiros a petróleo, a água nas casas é já uma realidade há uns anos, o frigorífico, a televisão já são objectos que fazem muita falta. O mesmo já não posso dizer dos micro-ondas. Por aqui as pessoas ainda confiam mais nas panelas de ferro e preferem fazer um bom caldo ao lume e nada de ondas caloríficas para cozinhar.
Ainda bem que Malcata possui um Lar onde são acolhidos e muito bem tratados os idosos desta terra. Em boa hora foi criada a Associação de Solidariedade Social de Malcata. Com o número elevado de envelhecimento da população, com a mortalidade a ser superior à natalidade estas estruturas de apoio social é uma necessidade. A Associação veio criar um espírito de solidariedade que as pessoas de Malcata souberam apreender e alguns têm dedicado algumas horas das suas vidas a tornar a vida desta camada da população mais alegre e divertida.

Sem comentários: