14.9.07

TODOS OS HOMENS ERRAM E TODOS DEVIAMOS SABER PERDOAR




ESTE HOMENS E MUITOS OUTROS NECESSITAM DE SEREM ABENÇOADOS PELO PAPA.
ERRAR É UM RISCO QUE TODO O SER HUMANO CORRE NA SUA VIDA.
Saber reconhecer o erro,
perdoar e desculpar
aceitar o perdão e as desculpas
transforma o Homem e o Mundo fica mais saudável.




Dois homens do futebol desentenderam-se no final de um jogo. A zaragata e a confusão instalou-se mesmo no fim da partida e os "piropos", os empurrões e esbracejar de braços continuaram por alguns segundos. Pronto...está aí a notícia do dia...os meios de comunicação social já têm um assunto para falar, falar, escrever, realizar fóruns de opinião, entrevistas com os intervenientes e programas especiais com convidados especiais, até recorrendo a transmissão via satélite.
Os protagonistas desta notícia são dois homens. Um é jogador de futebol e o outro é o treinador da equipa adversária. Duas cabeças quentes e ambas se esqueceram que, como humanos, às vezes as emoções levam a actos de que mais tarde nos arrependemos de os ter praticado.
Ivica Dragutinovic, jogador da selecção Sérvia, por volta do meio dia de ontem falou à estação de rádio Canal Sur Radio e disse:
«Eu perdou-o, nada tenho contra ele».
Depois continua:«Se perdes ou ganhas tens que ter o mesmo respeito para com todos os jogadores, porque estão no mundo do desporto. Se não sabes perder um jogo, é melhor que deixes o futebol"»
Eu pergunto: O jogador alguma vez refere que Scolari deve deixar o mundo do futebol? No que eu li, interpreto que se refere a todos os que andam no mundo desportivo e tenham deste tipo de atitudes. Os jornais vêm dizer que o sérvio quer o brasileiro fora do futebol...interessa que a interpretação seja assim. Eu não penso assim.

Lembram-se do António Puerta, jogador do Sevilha, que há pouco tempo morreu num hospital espanhol? Recordam-se das imagens na televisão no momento do desfalecimento há um jogador que imediatamente lhe meteu os dedos na boca evitando que o mito sevilhista morresse ali mesmo, asfixiado ao morder a sua própria língua, tendo depois chegado o médico e o massagista do Sevilha ? O António Puerta saiu do campo de jogo pelo seu próprio pé e o resto já vocês sabem. Mas, graças ao Dragutinovic António Puerta, a sua família, os seus amigos e os adeptos do Sevilha, ainda acreditaram numa recuperação completa. Infelizmente isso não aconteceu. Contudo fica o gesto do sérvio.

Este homem é hoje o centro das atenções em todo o Mundo. Todos noticiam, falam e dizem de sua justiça.
Eu só quero deixar aqui transcrito uma parte da entrevista que deu à RTP ontem à noite:
«Fui censurado em casa, sobretudo pela minha esposa. Convivo com ela há 41 anos, 34 de casamento e sete de namoro e ela não gostou do que viu. Tem todo o direito de não gostar e de me dizer que não gostou»
Os próprios filhos não reagiram bem:«O meu filho mais velho, que estava no estádio, ficou um bocado chateado com a situação, embora tenha olhado para a situação pelo lado do pai. Já lhe transmiti que posso ter tido a ideia de não lutar com o Dragutinovic, posso não ter agido premeditadamente, mas que apesar disso errei».
O brasileiro continuou:« Hoje de manhã, falei com o meu filho mais novo, pelo que se podia passar na escola. Disse-lhe que lutar é errado e que não veja o pai dessa forma».
Scolari concluiu afirmando: «O meu sentimento é de total arrependimento por tudo o que aconteceu. Espero que as pessoas entendam que sou um ser humano».

Sem comentários: