22.5.07

FESTA DE Nª.Srª.DA PÓVOA


MALCATA



Nª.SENHORA DA PÓVOA




Dia 28 de Maio
Bispo da Guarda
vai estar presente.




O Bispo da Diocese da Guarda preside a 28 de Maio às cerimónias religiosas da festa em honra de Nossa Senhora da Póvoa, no concelho de Penamacor. A manhã começa com o cumprimento de promessas e confissões. Pelas 11 horas começa a procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Póvoa, que sairá da igreja a caminho do altar da missa campal. Esta começa pelo meio-dia com o Bispo D. Manuel Felício a ser coadjuvado por vários sacerdotes. Após a missa realiza-se a procissão com o Santíssimo Sacramento.
As celebrações religiosas terminam pelas 16 horas, com a Procissão do Adeus, que marca o regresso da Imagem à capela.
Para quem não pode assistir a estas celebrações, que acontecem numa segunda-feira, será celebrada uma missa no domingo, dia 27 de Maio, pelas 18 horas. A festa de Nossa Senhora da Póvoa é uma das mais conhecida da região e atrai todos os anos muitos peregrinos à aldeia de Vale da Sr.ª da Póvoa, em Penamacor.
in Reconquista, 17-05-2007 , por José Furtado

Ao ler esta notícia no Jornal Reconquista, pensei logo em divulgá-la neste espaço. Sei que há muitas pessoas em Malcata e no concelho do Sabugal, que fazem questão de ir a esta manifestação de fé. Algumas pessoas mais ferverosas na devoção a Nª.Srª.vão a pé de Malcata até ao Vale da Senhora da Póvoa. Eu, quando criança, recordo-me de ter lá ido com a minha mãe.Ainda hoje, quando se fala na Senhora da Póvoa, visualizo a imagem feita com açucar e que todas as crianças se deliciavam com esta lambarice.



1 comentário:

Anónimo disse...

A festa de Nossa Sr.ª Da Póvoa não se realiza na freguesia de Malcata, mas sim na aldeia denominada por Vale Da Sr.ª Da Póvoa. Penso k a imagem k apresenta o nome "MALCATA" esta desadequada para a noticia que é apresentada.