21.5.07

CURSO PROFISSIONAL

Obter a ficha de inscrição

União EuropeiaFundo Social Europeu

“Descobrir e traçar novas rotas”

1. Uma Oportunidade de Desenvolvimento e Emprego:
Os territórios das AIBT do interior da Região Centro possuem potencialidades inegáveis em paisagem, ambiente natural e humano, património cultural, bem como em produtos agrários e gastronomia de qualidade. Existe a nível nacional e internacional, muito em especial no âmbito ibérico, um mercado crescente para estes produtos turísticos, de lazer, agro-alimentares e gastronómicos.
No entanto, a maior parte destes territórios encontra-se num impasse que ameaça o seu futuro e impede a fixação dos seus jovens, o qual em grande parte resulta do facto de não se tirar partido das potencialidades atrás referidas, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de modalidades de turismo para as quais estão vocacionados, procedendo previamente à conservação do património natural e cultural e à produção agrária.
Estes recursos endógenos estão actualmente potencializados com a rede de infra-estruturas e de equipamentos construídos com o apoio dos fundos estruturais da U.E., o que aumentou a qualidade de vida e as acessibilidades destes territórios. Além disso, projectos do LEADER e do POR Centro, como o das aldeias históricas e das aldeias de xisto, têm contribuído para a reabilitação e valorização de algum património importante e para a emergência de alguma restauração e alojamento turístico de qualidade, embora ainda insuficiente.
Mas falta a valorização da paisagem, dos produtos agro-alimentares, da gastronomia e do artesanato, a conservação e valorização de outros patrimónios importantes. Falta ainda a estruturação de um sistema turístico – explorando novos conceitos e produtos turísticos, que designamos por turismo ambiental e que integra o turismo de natureza e o turismo cultural – e a exploração de novos segmentos de mercado, em especial o espanhol, incluindo o dos turistas que procuram a Espanha, um dos mais importantes destinos turísticos mundiais. É também necessário demonstrar que os destinos turísticos em Portugal não são apenas Lisboa, o Algarve e a Madeira, ultrapassando-se, para a Região Centro, o conceito de um turismo de passagem.
A estruturação deste sistema turístico para a Região tem de incluir a animação turística, a concepção e exploração de Circuitos e Rotas e, por fim, a promoção, constituindo cadeias integradas de valor que façam destes territórios verdadeiros destinos turísticos de qualidade e não apenas pontos de passagem de excursionismo.
Falta enfim um planeamento estratégico integrado para toda a região, embora já constitua o instrumento de base eleito para cada uma das Acções Integradas de Base Territorial.

Ler mais...pode ser o "euromilhões" para quem queira aproveitar esta oportunidade.
Pessoas com vontade de desenvolver e transformar as suas vidas...

Sem comentários: