14.5.07

IDOSOS VÃO RECEBER APOIO ESTATAL PARA MELHORAR AS CASAS


LEIAM E NÃO IGNOREM

ESTA INFORMAÇÃO.


É NECESSÁRIO APROVEITAR

ESTE PROGRAMA:PCHI


Idosos vão receber apoio estatal para melhorar as casas
Governo quer incrementar apoios aos idosos.

Depois de Bragança, o Distrito da Guarda vai também ser contemplado com o Programa de Conforto Habitacional para pessoas Idosas (PCHI), referiu o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva. O programa vai financiar obras em habitações de idosos para combater uma das causas do recurso a lares, a falta de condições de habitabilidade.O interior norte de Portugal foi o espaço geográfico escolhido para a fase piloto do programa, que, segundo Vieira da Silva, ainda durante este ano será alargado aos distritos da Guarda e Beja. O governante esteve em Bragança para assinar protocolos com os 12 presidentes de Câmara do distrito, através dos quais o governo financia os recursos materiais, com verbas provenientes dos jogos sociais, e os municípios concretizam as obras.Os beneficiários serão seleccionados pelos vários parceiros da rede social concelhia, e no distrito de Bragança deverão, segundo o Ministro, atingir cerca de 10 por cento dos 1.600 idosos com apoio domiciliário. Os beneficiários desta valência, que presta apoio ao domicílio na área da saúde, higiene ou alimentação, serão, pois, o alvo do novo programa.As previsões iniciais apontam para que no primeiro ano de vigência o programa abranja um total de cerca de 600 habitações nos três distritos contemplados. Mas o Ministro acredita que poderão ser mais. Dos resultados desta experiência piloto serão estudadas as medidas para alargar o programa a todo o País, embora numa fase posterior.Segundo o Ministro, com a melhoria das habitações pretende-se criar condições para manter os idosos nas suas casas e nas suas comunidades e evitar a sua institucionalização, uma consequência, muitas vezes, da falta de condições de habitabilidade. A degradação das habitações dificulta também, segundo Vieira da Silva, o próprio apoio domiciliário, por falta de condições para, por exemplo, aquecer as refeições que as instituições distribuem ao domicílio.O novo programa contempla pequenas obras para instalações sanitárias, cozinhas e outros equipamentos e reparações, estando disponível para o investimento global, em 2007, uma verba de cerca de dois milhões de euros.Vieira da Silva disse ainda que este programa abrangerá também idosos com casas arrendadas, mediante as autorizações dos senhorios, embora entenda que essas serão «situações minoritárias».
Informação transcrita do Jornal Porta da Estrela, secção Sociedade, 10/5/2007
© Porta da Estrela - Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.Email do Porta da Estrela: geral@portadaestrela.com.

LERAM COM ATENÇÃO ESTA INFORMAÇÃO? VAMOS FICAR ATENTOS AO LANÇAMENTO EFECTIVO DO "PCHI" NO DISTRITO DA GUARDA, EM PARTICULAR NO CONCELHO DE SABUGAL.



Sem comentários: