10.2.23

O MUNDO É COMPOSTO DE MUDANÇAS

 

Malcata - Primeiro P.T. Aéreo de energia eléctrica 
 

  
   
   O sonho dos malcatenhos eu não conheço. Mas o meu é poder viver numa aldeia tranquila, segura e com sinais de futuro. E tudo aquilo que fizermos para e pela nossa aldeia deve ser apoiado. Os tempos são de muitas mudanças e de desafios novos. O amor à nossa terra vê-se também com o coração e temos que criar relações como aquelas que precisamos de sentir com os nossos pais, as nossas mães: relações de respeito, de aceitação das várias opiniões e nunca esquecer a gratidão. Devolver o que nos oferecem e manter uma aldeia com vida sustentável.

   Cabe à comunidade malcatenha e a cada um de nós fazer o caminho e percorrer o caminho a pensar na vitória, porque se damos o primeiro passo já derrotados, a caminhada será muito mais difícil e dura.
   A Comunidade de Energia vai ajudar-nos a interiorizar melhor as razões de caminhar juntos e a ultrapassar todos os obstáculos que forem surgindo. Quando o homem sonha, o mundo pula e avança. Estamos inseridos num mundo em que as energias fósseis se estão a esgotar. O petróleo, o carvão, o lítio, a água, o vento e o sol, são um enorme desafio para o futuro da energia. A falta de alguns destes recursos veio colocar a nu as nossas fragilidades e as nossas dependências. Esta é a nossa oportunidade e a altura certa para tomarmos consciência que as alterações do clima, do aumento do consumo de bens e serviços, vai mudar o nosso mundo. Mesmo que não seja o nosso desejo, por muito que estejamos contra a mudança, isso é uma certeza que vai acontecer. Quem conscientemente aceita as mudanças e se envolve na construção de um mundo melhor, vai aceitar e desejar viver numa comunidade viva, visionária, sonhadora e com futuro.
                                               
  José Nunes Martins

Sem comentários: