19.2.23

DOMINGO GORDO E GALOS

 

Quem tem lembranças desta tradição?
                                                                                 ( Morte do galo)

   

   Hoje é um domingo como muitos outros domingos do ano. Em tempos que já lá vão, o último domingo antes do início da Quaresma, era um domingo diferente, além de ser dia de descanso, era dia de comer bem. E o que era comer bem na aldeia? Se tivermos em conta a tradição da matança, as mulheres quando guardavam a carne do porco já o faziam a pensar nos dias mais importantes, como é este dia de Domingo Gordo.
   Há na minha memória umas imagens muito ténues sobre as coisas que aconteciam na nossa aldeia na tarde de Domingo Gordo. Dessa cerimónia, recordo-me que a rapaziada pendurava uma corda de um lado ao outro da largura da estrada e a meio penduravam um galo. O povo juntava-se na tarde de Domingo Gordo e assistia ao jogo que consistia em acertar no galo, com uma vara e de olhos vendados.  Não sei se também o faziam montados num cavalo ou num burro. O objectivo seria acertar no pobre galo e mais tarde, depois de cozinhado, era o rei do jantar do grupo vencedor.
   Ora este jogo se chegou à minha infância, foi uma tradição passada de geração em geração. E por alguma razão esse jogo ganhou popularidade na nossa aldeia. Alguma importância tinha na vida comunitária, pois os jogos populares traziam consigo a celebração e o convívio.
   E hoje tenho a certeza, que se isso voltasse a ser feito, no dia seguinte a nossa aldeia e os maus tratos aos animais abririam os telejornais. Nesses tempos era um festejo normal e não incomodava as autoridades. Imaginem a cena do jogo, para o povo um jogo inofensivo e para os defensores dos animais, um crime!
   Quem se lembra destas tradições?
                              José Martins

Sem comentários: