14.8.19

A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÓNIO EDIFICADO DE MALCATA


 


  
A fachada de uma casa é um pouco a imagem que o proprietário quer fazer passar a quem olha de fora. Eu penso e é apenas a minha opinião, que quando uma casa de habitação tem uma fachada bonita, optaria pela construção de muros que valorizassem e mostrassem ainda mais a fachada da minha casa. Estou a pensar na colocação de grades, vidros, pedra igual aquela com que revesti as paredes da casa e num jardim simples.
   Para mim a parte frontal da casa é a principal, é aquela parte que todos vêem e que nos transmite o que podemos encontrar por dentro, ou simplesmente, aquela fachada de mau gosto que por muito dispendiosa que ela tenha sido, é apenas uma fachada.
   Lembro-me de olhar para aquela casa reconstruida, sem muro de cimento pintado de branco. Gostava muito das escadas e das grades em ferro pintado naquele tom verde-escuro. Quando ali passava, aquela casa destacava-se das outras porque podia ver a beleza da pedra de xisto combinada com a pedra de granito. Agora está tudo escondido e dá dó olhar para aquele lado da rua. Ainda não compreendi como foi possível tamanho desrespeito pela harmonia e beleza alcançada com as obras anteriores. Lá diz o povo que no "melhor pano pode cair a nódoa!"
                                                                          José Nunes Martins

Sem comentários: