MALCATA: Associação Cultural e Desportiva em dia de FESTA


  
ACDM-Sede
   A sede da Associação Cultural e Desportiva de Malcata, na freguesia de Malcata, melhorou as condições das instalações. Das obras que no próximo dia 15 de Agosto vão ser inauguradas, fazem parte os estores eléctricos nas janelas, fechou-se o pátio traseiro e ali nasceu uma foi construída uma chaminé com uma imponente lareira, onde o granito se faz salientar. O telhado também foi reparado.
   Esta cerimónia da inauguração esteve programada para o dia 7 de Abril, mas por motivos alheios à direcção da associação, só agora serão inauguradas.
   Como todos os sócios sabem, a sede da ACDM está a funcionar no edifício da antiga escola primária e é também o Salão da Junta de Freguesia de Malcata. A sala possui um palco de reduzidas dimensões e não tem uma cortina que é fechada para mudança de cenários, tempo ou final da apresentação. O espaço funciona como “multiusos”, ou seja, naquela sala tem sido possível servir almoços, jantares, jogar às cartas, ouvir cantar o fado, orientar workshops, ver filmes, bailes e festas de fim de ano, etc.,etc.    
    Ao longo dos anos os sócios lá se têm acomodado e pouco ligam, por exemplo, às condições de conforto ou de ambiente. Felizmente não é o único local da nossa aldeia onde as pessoas se encontram, por exemplo, para tomar um café, apesar de alguns estabelecimentos comerciais terem encerrado, ainda permanecem abertos quatro cafés e um minimercado. O meu receio é que, depois destas obras na sede da ACDM e outras que já se fizeram iguais noutras associações, para além de uma boa lareira, pouco mais interessou melhorar.    
  As obras ao que me disseram tiveram a ajuda da Câmara Municipal do Sabugal, tendo em conta a importância que a ACDM tem para a freguesia e da sua importância como ponto de união da aldeia.
 Ora sendo aquele espaço também da junta de freguesia, com mais cuidado e visão estratégica se deve ter nos momentos de ali fazer obras.
   Lembro que este ano é ano de eleições e que a prudência na propaganda de promessas de obra, inaugurações e soluções há muito aguardadas, devem fazer reflectir aqueles que exercem cargos públicos.
   Não contesto as obras feitas e os atrasos, porque uma casa sem telhado não serve, uma sala de espectáculos sem um palco, sem luz e escuridão, sem uma plateia bem instalada em cadeiras confortáveis leva ao afastamento das pessoas, razão da existência das associações e dos artistas e todos os profissionais e divulgadores culturais.
   Em vésperas de inauguração e da Festa do Sócio, venho lembrar que tenham também presente a necessidade da existência naquele espaço dos equipamentos de segurança e protecção individual em casos de catástrofes naturais, de incêndio ou outros e que esses mesmos equipamentos ajudem efectivamente a proteger e a salvar a vida humana.
   Costumamos ouvir dizer que “o seguro morreu de velho” e tendo presente algumas tragédias em espaços como o que ocupa a ACDM, deixo aqui estes alertas.
   Viva Malcata.
                                                 José Nunes Martins
  











Comentários

Mensagens populares deste blogue

O CANTAR AS JANEIRAS EM MALCATA

COMPADRES À CONVERSA

ENERGIA EÓLICA E OS CONTRATOS DE ARRENDAMENTO