1.8.19

PEDRA COM HISTÓRIAS PARA CONTAR

  

   A fotografia mostra-nos uma pedra. É de granito, tem a forma de um cubo e para além de ter uma cova, que me parece não ser obra do acaso, tem nas faces um conjunto de letras que até hoje não consegui decifrar.
   Pela curiosidade que me despertou, para além do sítio onde ela se encontra, esta de estar gravada e com uma cova, que pela sua configuração, tudo indica que já serviu para apoio de qualquer coisa ali encaixada e dado o peso da pedra, permitia segurar bem, por exemplo, um barrote de madeira na vertical.
   Ao observar esta pedra, penso tratar-se de uma pedra com uso e desempenhou uma função de alguma importância e com certeza tem que ter história. Talvez o seu elevado peso tenha contribuído para que lá continue e ninguém lhe dê valor ou se preocupe em guardar aquele pedação de cantaria. Por isso, apelo à Junta de Freguesia o favor de recolher aquela pedra, para a preservar e protegendo-a de um possível roubo ou simplesmente ser destruída aos poucos. Uma pedra como esta não deve e não pode continuar naquele espaço que funciona como lugar de espera das camionetas, é que mesmo para servir de banco, a sua dureza e rugosidade não convida a pessoa a nela sentar as nádegas. Mesmo sendo apenas uma pedra, aquela pedra não podemos relega-la ao seu esquecimento.
                                                        José Nunes Martins
                                                                                                                      

Sem comentários: