12.8.13

MALCATA MAIS LIGADA AO MUNDO

   Quantos em Malcata desesperam à espera que o seu computador abra uma página da internet? E quanto tempo se tem que aguardar para ler um mail, publicar uma fotografia? O caso ainda fica mais grave quando se quer reservar um quarto de hotel, via internet, porque é mais barato e mais rápido ( pensou o meu primo que vive nos EUA e estava de visita à família ) e não consegue nada?
   Bom, há boas notícias para Malcata mas com um preço a pagar!
   Malcata é uma das aldeias do nosso concelho a beneficiar da Rede Nova Geração. Os técnicos têm andado a trabalhar em Malcata e segundo informações recebidas pela PT, estão na sua fase final. O projecto das Redes de Nova Geração vai permitir assegurar um melhor serviço de telefone, televisão e internet de alta velocidade.

 As novas estradas de Malcata

   A fibra óptica está a chegar a Malcata. Já vi alguns cabos que foram instalados recentemente e a promoção do serviço já está a ser feito pela Portugal Telecom.
   O Programa Operacional Regional do Centro, aprovou este projecto que está a ser aplicado pela empresa Fibro Global, S.A., com um incentivo do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional de 21 milhões de euros e abrange 29 concelhos da Região Centro, sendo o concelho do Sabugal um dos beneficiados. Trata-se de um objectivo definido a nível europeu e com acordo das políticas nacionais.

 Instalação de comunicações
   O projecto prevê a instalação de 4.300 Km de cabos de fibra óptica, 6355 postes de madeira, 440 postes de betão, etc.etc..


 Caixa recentemente colocada
   Como eu, muitos malcatanhos também acharam estranho a instalação desta tecnologia na nossa terra. Mas depois de ver os cabos, ouvir o vendedor da Portugal Telecom, de conversar com outras pessoas na aldeia, fiquei com curiosidade de saber mais informações acerca deste assunto e andei na net a pesquisar. Encontrei esta informação:


 Copiado do Jornal o Interior

   Já no Boletim Municipal da Câmara Municipal de Julho de 2011 foi publicada esta informação:


   Boletim Municipal Julho 2011


   Segundo informações recolhidas, ainda vai levar mais uns tempos a que os malcatanhos tenham este benefício completamente disponível. Há ainda trabalhos a realizar para que tudo fique pronto. Darei mais informações assim que as tiver.

Sem comentários: