19.5.09

OS CONFRADES DO BUCHO RAIANO

Confraria do Bucho Raiano


Foi formalmente constituída, por escritura pública, no início deste mês de Maio, a Confraria do Bucho Raiano que tem como objectivo divulgar o bucho da zona raiana do Sabugal.

Confraria do Bucho Raiano:

Paulo Leitão Batista, do Sabugal,

José Carlos Lages, de Ruivós,

Paulo Terras Saraiva, da Castanheira,

António Chorão, de Aldeia da Ponte,

José Carvalho Morgado, do Soito,

Horácio Caramelo Pereira, do Sabugal.

Ler mais aqui:

http://www.novaguarda.pt/noticia.asp?idEdicao=180&id=11838&idSeccao=2445&Action=noticia


Saber mais:

Confraria é uma reunião de frades, do latim Fratres, significando irmão. É uma irmandade. Portanto, "confraria do bucho" é um grupo de amigos que se reúnem dentro de um relacionamento fraterno para degustarem, estudarem, comentarem, enfim, apreciarem o bucho, neste caso, o bucho raiano.

Não deve ter sido difícil criar a confraria do bucho. Os confrades já eram amigos e todos gostavam do bucho raiano e a ideia da confraria nasceu.

Esta é a primeira confraria gastronómica no concelho do Sabugal. Nada impede que possa haver outras confrarias, clubes ou associações. É que nem todos cabem numa confraria e no concelho existem outros petiscos gastronómicos que necessitam de serem preservados, por isso, basta outros amigos se juntarem e criarem outras confrarias e entre amigos e copos, estudos, eventos e festivais desenvolve-se a nossa região. Eu lanço algumas confrarias possíveis: Confraria da Truta, Confraria das Milharas, Confraria das Filhós, Confraria do Cabrito da Malcata, Confraria do Queijo de Cabra, Confraria da Castanha.

Todas estas possíveis confrarias podem proporcionar inúmeros benefícios, além de reunir amigos, dá-se a conhecer o melhor do Concelho do Sabugal.


Sem comentários: