11.7.07

MÚSICA NO CASTELO DO SABUGAL

DIAS 14 e 15 DE JULHO DE 2007


ENTRADA LIVRE ENTRADA LIVRE ENTRADA LIVRE ENTRADA LIVRE





Quarteto São Roque

Actividade concertística nacional:
Desde 2002, o Quarteto São Roque tem vindo a percorrer os mais importantes palcos do país, bem como igrejas e instituições por todo o território nacional. Apresentou-se já no Centro Cultural de Belém (Boxmúsica - Mozart e Vianna da Motta; Pequeno Auditório - Mozart. Schostakovich e Armando José Fernandes, com transmissão directa na RDP Antena 2; Auditório 3 - obra completa para quarteto de Lopes-Graça, com transmissão directa na RDP Antena 2), Teatro São Luiz (bailado Bernarda Alba, música de César Viana), Teatro Municipal da Guarda, Salão Nobre do Conservatório Nacional, Belgais, entre outras salas de maior ou menor dimensão.
Actividade concertística internacional:
O Quarteto São Roque apresentou-se já no Luxemburgo, Andorra, Irlanda (única aparição da música erudita portuguesa no certame Cork - Capital Europeia da Cultura 2005), Espanha e Inglaterra. Em todos os recitais que realizou no estrangeiro deu especial ênfase à música portuguesa, nomeadamente através da apresentação da obra completa para quarteto de cordas de Vianna da Motta, bem como de obras mais recentes de compositores como Eurico Carrapatoso e César Viana.
Actividade discográfica:
O agrupamento gravou recentemente dois discos, um dedicado à obra completa para quarteto de Vianna da Motta (editora Numérica) e outro dedicado à obra completa para quarteto de César Viana (aguarda edição).
Agendamento para 2007:
Para 2007, o Quarteto tem agendado a realização de um recital no Festival Internacional de Música de Morelia, México, bem como concertos em outros estados do mesmo país. Neste ano fará ainda parte da estreia nacional da ópera de câmara de Philip Glass "In the Penal Colony" no Teatro Municipal da Guarda e da subsequente tournée através do circuito de teatro de Castela. Para além destes eventos, o Quarteto São Roque realizará em Março uma transmissão em directo na RDP - Antena 2, bem como uma série de concertos para a associação Cultideias.
Formação:
Para além da sua actividade profissional, o Quarteto São Roque participa frequentemente em master-classes no intuito de ouvir o conselho de alguns mestres, tendo trabalhado neste domínio principalmente com os professores Michael Bochmann e Gareguin Aroutounian.
Colaborações artísticas:
O grupo tem colaborado em quintetos e outras formações com os solistas Morgan Szymanski, Filipe Quaresma, João Crisóstomo, Susana Valente e Domenico Ricci.
Trio de Pat Silva


Este Trio, formado em 2005, por Pat Silva na voz, Ana Paula Sousa no piano e Hugo Antunes no contrabaixo alia a excelente comunicação em palco possibilitando momentos de grande cumplicidade, uma forte comunhão que proporciona um ambiente intimista e envolvente.O Grupo pretende fazer a divulgação, do Jazz estabelecendo uma ponte entre o Jazz tradicional cantado e uma certa originalidade nos arranjos e na improvisação.O nome “Swinging in blue” reflecte as cores do repertório, dos arranjos
e da performance dos músicos.


Sem comentários: