23.7.07

NOVOS CAMINHOS SE ILUMINAM


As empresas que investem em parques eólicos, não o fazem por desporto nem para passar tempo. As empresas para sobreviverem têm que ter lucro, isto é, nascem para ganhar dinheiro.
A Idade da Pedra não acabou por falta de pedras.
A Era dos combustíveis fósseis, não acabará com o esgotamento do petróleo, do gás natural ou do carvão.
As energias renováveis solucionarão muitos dos problemas ambientais, dos lixos tóxicos, das chuvas ácidas e da poluição da atmosfera. Mas não solucionará todos os problemas e provavelmente criará outros novos.
A principal causa da degradação ambiental é a produção, transformação e consumo final da energia, seja ela qual fôr.
O Sol, é de todos e para todos e até hoje ninguém conseguiu invadir o seu espaço. Ainda bem!
Os parques eólicos, estão a transformar-se em "minas de ouro" para muitas Câmaras Municipais, para muitos presidentes de Juntas de Freguesias e também para alguns proprietários de terrenos. Todos veêm nas torres eólicas uma fonte de rendimento extra. Para além de não dar trabalho, deixam de ser multados pelo abandono dos campos.
E depois? Todos felizes e contentes até que algum estudioso descubra os grandes inconvenientes destas novas energias.
Bom, parece que há interessados em construir um (ou mais) parque eólico na Serra da Malcata. Nas serras vizinhas já nasceram algumas torres eólicas e claro, em Portugal isto funciona um pouco por "inveja". Ali já têm, então nós também vamos ter.
O Presidente da Câmara de Penamacor está entusiasmado com a ideia de plantar dessas torres na Serra da Malcata. E parece que as relações com o novo director da Reserva Natural da Serra da Malcata estão bem melhores do que com a do responsável anterior. Há algumas reservas quanto ao construir ou não este tipo de parques na RNSM. Vamos esperar para depois dizer de nossa justiça.
A Junta de Freguesia de Malcata esteja atenta. Caso surjam estradas ou caminhos na serra da Malcata para acesso aos parques eólicos, deve exigir e lutar pela construção da estrada de Malcata até Quadrazais. Essa estrada servirá para manter e fortificar as relações humanas entre as duas aldeias e permitir que as pessoas do Concelho venham à nossa aldeia e vice-versa.
As relações humanas também necessitam de ser mantidas. Assim como os caminhos que servem para a manutenção das torres eólicas, a estrada de Malcata para Quadrazais servirá para manter boas relações de vizinhança.

2 comentários:

Anónimo disse...

É triste.. infelizmente em portugal nem as áreas protegidas escapam a esta sede de dinheiro.. pq em termos energéticos as coisas não são tão rentaveis.. mas enfim enquanto países como a Dinamarca abandonam este tipo de energia exatamente por não ser rentavel.. em portugal aposta-se nela... num país que tem tantas horas de sol por ano... fico revoltado ao ver a Malcata coberta dos "moinhos de vento" e não haver nenhum dom quixote por perto para os combater...

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior, é triste. Quanto mais asneiradas fizerem,mais votos têm. Estamos na Europa mas pertencemos ao terceiro mundo.