Deixemo-nos de Eventos Festivos, de saltar
de festa em festa, de feira e de mercadinhos dos santos, do natal, da páscoa,
do emigrante…porque para promoção das oportunidades de desenvolvimento
sustentável, basta a música da concertina e pessoas a dançar e a cantar.
Têm o recente exemplo do Presépio
Natural que de tanto se falar em “promover o nosso concelho e os seus produtos
e empresas”, desde que a promoção se iniciou, nada se alterou e muitos milhões
se gastaram e estão ainda por saber o montante total. Podem até vir dizer que
têm o apoio dos fundos europeus, da CCDR-Centro, do Turismo do Centro ou da
Câmara Municipal. Nada muda. É muito dinheiro a gastar só no mês de Dezembro! Promoção, só se for ao rei do Sabugal e
arredores. Nem o Emanuel tem a varinha mágica para acontecer magia, sabe sim, pois está
plasmado no número de ajustes directos que estes anos vem assinando com os
municípios portugueses, a que o município do Sabugal se juntou este ano, contrato cujas condições são impostas pela empresa AM-Produção, do próprio cantor. O “papão” da promoção, foi traído pelo nevoeiro, que
impediu a captação do Menino Jesus, do Castelo, do Largo da Fonte, da Rua Cinco de Outubro, das pontes do Côa, dos gastrónomos e artesãos. Não
se promoveu o concelho, não se promoveram os empresários da restauração, do
turismo, nem sequer os artesãos e a gastronomia, pasme-se, nem um Quinas em forna de pastel.
Tudo foi bonito e alegre, muitas palmas, espantados por estar tão perto da Luciana e do Emanuel, do Filipe e do Francisco, cantaram e dançaram sem parar, nunca deixando de vestir mais uma peça de roupa, tão baixa estava a temperatura ambiente.
Não vi ontem, tinha outros assuntos a tratar. Hoje visitei as redes sociais e nada me espantou, nem aquelas caras a sorrir e sem dar a entender porque estão ali, nos palcos.
Daqui lanço um desafio: comentários em forma de ideias e propostas para promover o Concelho do Sabugal através de iniciativas culturais "endógenas" com a participação dos nossos homens e mulheres, jovens e seniores, originais e sem cópias repetidas por todo o país, tipo chapa 5, como agora é moda.
E termino com uma questão: quem visitou o Presépio Natural, reparou nas mudanças e nas mensagens introduzidas pela nossa Beatriz? Têm sentido, mais do que muitos pensam!
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