09/12/2024

NATAL NATURAL: AMAR

  

                                 Presidente do Município do Sabugal discursa 
                                 na inauguração do Sabugal Presépio"2024

   Dei-me ao trabalho de pegar numa calculadora e fazer a soma dos gastos da Câmara Municipal do Sabugal já fez durante a época deste Natal. Consultei a página dos ajustes directos  https://www.base.gov.pt/Base4/pt ), e pesquisei por "Sabugal" e até ao dia de Dezembro, a soma dos valores dos contratos publicados contabilizavam  despesas no valor de 205.727,50 euros, ao que há acrescentar o valos do Iva.

   O último ajuste directo é relativo ao fogo de artifício para os 5 castelos das Vilas Medievais de Sortelha, Alfaiates, Vilar Maior, Vila de Touro e Sabugal, no valor de 30.000,00 euros.
   Quantos dos sabugalenses viveriam um Natal melhor com alguma fatia deste bolo?
   É mesmo um grande presépio natural que desde o seu nascimento, tem vindo a crescer em tudo, a começar pela divulgação do evento. E cada ano os habitantes do concelho são surpreendidos com a oferta de presentes disfarçados de brinquedos grandes e vistosos, como a  pista dos carrinhos de choque, a tenda climatizada, a cadeira do Pai Natal, esta safada figura que nas palavras dos autarcas, não entram nesta história, porque o natural é haver o menino Jesus .
   
  
Em trinta dias gastam à farta, porque o povo gosta de festa, quer sair de casa e ir ao Sabugal viver o Natal. No final da festa,  regressam às suas aldeias em noites frias e inundadas de solidão.  
   
   Será que o mundo se está a transformar em num grande negócio, onde as  empresas de aquisições de bens e serviços vendem sonhos de Natal às Câmaras Municipais?  Colam-se ao poder local como se fossem uma espécie de lapas que se colam às rochas e dali ninguém as tira e sempre que se aproxima uma data festiva, apresentam-se prontas a servir ? 
   Tanta festa promovida pelos senhores do poder local, para quem não há limites de gastos e
se as pessoas gostam de festas e bolos, então que seja tudo à grande e à francesa!
   O Presépio já abriu as portas para o povo entrar e quanto aos custos, ainda ninguém sabe.
   O que eu sei é que as coisas simples muitas vezes têm mais beleza e maior valor porque se fazem para mostrar que o amor é simplesmente amar.

   
   

  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários:

MALCATA - NÃO QUER O QUE SORTELHA VAI TER !!!

COMUNIDADE DE ENERGIA INCLUSIVA DE MALCATA Reunião "OnLine" da direcção da AMCF com João Víctor, Presidente da Junta de Freguesia ...