30.11.21

O DIABO QUE OS CARREGUE

 

 

Caiu e nunca o levantaram


 
 Hoje vou relatar-vos o que tenho visto pela nossa aldeia. Em Agosto e Setembro tive a oportunidade de percorrer todo o concelho do Sabugal, tendo visitado vários lugares e sítios, castelos e igrejas, restaurantes e cafés, artesãos e outras pessoas que diariamente trabalham neste nosso canto português.
   A aldeia onde eu nasci e que visito várias vezes durante o ano, está a caminhar para o precipício e cuja queda trará danos difíceis de reparar, isto se houver quem os repare. A cada ano que passa, as mudanças são cada vez mais preocupantes e em nada contribuem para a tomada de consciência do caminho que estamos a percorrer, pois mesmo com os avisos que nos são diariamente dados, existe uma total despreocupação e falta de planos para salvar a nossa aldeia da sua agonia e da sua morte.
   Andar pela aldeia e olhar à nossa volta, preocupa-me o enorme número de habitações de janelas e portas fechadas. Casas relativamente recentes e que aparentam ter boas condições de habitabilidade, onde se gastaram muitos milhares de euros, com boa garagem, dois pisos e muitas com três e águas-furtadas. Sinais mais que evidentes daquelas famílias um dia ocuparem toda a casa. Mas isso só acontece uma vez por ano e durante três ou quatro semanas, no mês das férias. Tantos sacrifícios e tanto querer construir uma casa para toda a família, para todos se sentirem agradecidos e poder mostrar o que os anos lá fora lhes permitiu ganhar, para agora responder à pergunta impensável: valeu a pena?
   Em Malcata, as ruas mantêm-se mais ou menos limpas, mas em algumas estou cansado de ver montes de areão e pedras à espera de transporte para um lugar mais útil. Aquele terreno no entroncamento da Rua da Moita com a Rua da Barreirinha, podia estar mais apresentável e não continuar ali um amontoado de pedras e terra dos restos da derrocada. Se a uns obrigaram a segurar as paredes, a outros ignora-se o estado de abandono. Não está certo e também quando limparem as ruas, preocupem-se na remoção do lixo, das areias e caso haja necessidade, façam uso da caixa aberta das viaturas da autarquia.
   Malcata é uma aldeia que me afeiçoei facilmente e quando eu nasci, vivia-se com menos dinheiro, com menos conforto, sem electricidade e sem água canalizada em casa. Tinha sim, pessoas e algumas delas trabalhavam bem quando se tratava de servir o povo e eram pessoas com objectivos e grandes sonhadores. Quando tinham uma dificuldade, um problema, uma necessidade, reuniam-se e decidiam o que fazer para continuar a vida sem esses contratempos. E que grandes obreiros, desde água para todos, uma torre com um relógio que dá horas a todos, uma escola primária, uma igreja e uma capela, uma estrada e posto de correio, moinhos de água e fornos de cozer pão. Viesse quem viesse, se a freguesia estava em causa, batiam o pé, exigiam e faziam.
   Hoje a aldeia está diferente, muito diferente da minha aldeia quando eu nasci. O dinheiro ajudou a fazer boas casas, mas também serviu para construir autênticas aberrações e a reconstruir sem regras. Não se aprendeu quase nada e o ter dinheiro não é sinal de ser cidadão respeitador da história, da tradição e da vizinhança comum.  
Continua... 

Sem comentários: