15.4.19

SAPADORES OU SERRANAS VENHAM PARA MALCATA


           A.M.C.F. EM SEMINÁRIO SOBRE   PEQUENOS RUMINANTES




Os oradores do seminário
(Da esqª-dtª: EngºAlarcão, EngºJoão Gama e engº Rui Cabral)
  
     A Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Centro promoveu a realização de um seminário sobre pequenos ruminantes, no passado dia 11 de Abril, em Quarta-Feira, anexa de Sortelha e no qual a A.M.C.F. (Associação Malcata Com Futuro ) marcou presença, reuniu cerca de meia centena de pessoas e de alguns presidentes de junta.
    O seminário abriu com as palavras de circunstância proferidas pelo senhor vereador da Câmara Municipal do Sabugal, Amadeu Paula Neves. O seminário dividiu-se em duas partes. Foi abordado em primeiro lugar a importância dos fogos com controlo na regeneração das pastagens naturais e da floresta, seguido da importância da silvo-pastorícia e dos mosaicos agro-florestais. Após uma pausa para café e um lanche os trabalhos foram retomados e o tema da última sessão foi dedicado ao melhoramento de pastos para alimentar bem os pequenos ruminantes.
    No final das intervenções dos oradores convidados, seguiu-se um espaço de debate, em que os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas, sendo o fogo controlado o assunto mais discutido, bem como a descoordenação existente no que respeita às actuações dos diversos serviços estatais que tutelam a agricultura e a floresta.
    Na minha modesta opinião, os temas deste encontro são bastante interessantes e tratando-se de “pequenos ruminantes”, espantou-me a não participação de uma representação da Junta de Freguesia de Malcata, dada a qualidade dos oradores, todos eles com formação técnica e experiência no que diz respeito às “cabras e ovelhas” e que trabalham na DRAPC, desejosos por verem os seus ensinamentos aplicados nos territórios do nosso concelho. Tive a oportunidade de dialogar com alguns presidentes de junta que marcaram a sua presença nomeadamente, a União de Freguesias de Vilar Maior, Aldeia da Ribeira e Badamalos, representada pelo senhor António e o senhor presidente da junta de freguesia da Bendada, Senhor Jorge Dias.
    No nosso quintal a que chamamos Malcata e que todos desejamos transformar no melhor do concelho, parece que há coisas que não mudam. Como se encontra o projecto agrícola “Cabra Serrana”?

                                                                            José Nunes Martins

   

EngºRui Cabral
EngºJoão Gama
  
EngºAlarcão
Anfitriões


Sem comentários: