20 março 2015

SOLIDÁRIOS COM MALCATA

O passado já era...o futuro é consequência das acções do presente.
       O Movimento Malcata Pró Futuro continua o seu trabalho em defesa das gentes e doue s seres vivos que habitam por terras malcatenhas. A aldeia nestes últimos anos tem sabido corresponder aos apelos das forças vivas existentes no seu seio. A ACDM, mais conhecida pelo nome de Associação e que desde a sua fundação vem apoiando o desporto e muitos eventos culturais realizados no povo, com o povo e para o povo. Não há malcatenho que não se disponha a colaborar com a direcção desta associação e que tanto tem contribuído para a dinamização da nossa terra e das suas gentes. O Lar é outra associação que mantém viva e duradoura aquela gente mais idosa e que agora está a chegar à meta. A Associação de Solidariedade, também mais conhecida por Lar de Malcata, é outra instituição que tem servido de pilar e de garante da qualidade de vida de muita gente, da nossa aldeia e de aldeias vizinhas.
     Solidariedade e entre-ajuda é coisa que os malcatenhos praticam e ninguém negará o incondicional apoio a estas duas associações da aldeia.
     Surgiu agora mais uma forma de afirmação do querer popular: o movimento Malcata Pro-Futuro.
É um movimento recente e nasceu para defender aquilo que resta ao povo: o seu bem estar, a sua qualidade de vida, os seus animais e os seus valores patrimoniais que sempre existiram à volta da aldeia.
   O Movimento Malcata Pro-Futuro representa toda a aldeia que não aceita que, em nome da energia verde, que em nome da contribuição para a redução da libertação de CO2 para a atmosfera, lhes destruam a floresta, a paisagem e lhes provoquem mal-estar, insónias, zumbidos nos ouvidos, tudo isto causado pela instalação de mais seis torres eólicas, para além das 19 já em funcionamento.
   Por isso e contra estes malefícios, o movimento Malcata Pro Futuro está a preparar formas de angariar apoios, fundos para poder avançar com a luta na defesa das pessoas que vivem todos os dias em Malcata. Em reunião publica, realizada na sede da Junta de Freguesia de Malcata, os presentes decidiram ir para acções judiciais. Todas as acções que irão ser colocadas em marcha, além de exprimirem solidariedade, visam também contribuir para as custas dos tribunais. Por isso, apoiar e divulgar as actividades do Malcata Pro Futuro é apoiar e defender o presente e o futuro de Malcata.
    Vamos, então, ser solidários com Malcata, com Malcata Pro Futuro.

Sem comentários: